Receitinha de Crème Brûlée 😋

Quem é fã do Filme “O Fabuloso Destino de Amelie Poulain” sabe o que é o Crème Brûlée.

Crème brûlée é uma sobremesa muito famosa aqui em Paris, é uma das minhas favoritas.

De acordo com informações do livroComida & Cozinha, de Harold McGee, a primeira referência que se tem a respeito da sobremesa vem de 1962, publicada por François Massialot em sua obra Le Cuisinier roial et bourgeois. Os espanhóis, no entanto, garantem que são os responsáveis pela criação do crème brûlée, que seria um plágio da crema catalana, supostamente criada por eles no século XVII. A Inglaterra também disputa o posto de mãe dessa delícia.

Até o início do século XX, segundo a publicação de Harold, o doce era preparado na boca do fogão, como se fosse um creme inglês, colocado na vasilha e coberto com açúcar. Para caramelizar, era utilizada uma chapa de metal quente chamada salamandra. Atualmente, a tarefa de endurecer a cobertura é feita por um maçarico.

O gosto pelo crème brûlée se espalhou ainda mais pelo mundo após o lançamento do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, em 2002.

No longa, a protagonista, após uma sequência de eventos, percebe a importância dos pequenos gestos para a felicidade do ser humano. Na lista dessas coisinhas que ela gosta e se sente bem fazendo, está o ato de quebrar a cobertura da sobremesa com uma colher.

Eu estive no Café Les 2 Moulins, aonde foi gravado o filme, lá em Montmartre, é lindo e super agradável, vale a pena conhecer!

Vamos logo falar da receita!

Receita para 6 poções.

INGREDIENTES

• 5 gemas

• 350 ml de creme de leite fresco

• 100 ml de leite

• ⅓ de xícara (chá) de açúcar

• 1 ½ colher (chá) de extrato de baunilha

• açúcar para caramelizar

MODO DE PREPARO

1. Preaqueça o forno a 160°C (temperatura média-baixa).

2. Separe as claras das gemas.

3. Coloque as gemas na tigela pequena da batedeira. Junte o açúcar e bata em velocidade alta até obter um creme bem claro.

4. Pare de bater e adicione o creme de leite, o leite e a essência de baunilha. Misture bem com uma colher. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Enquanto isso, leve uma panela com água ao fogo alto. Ela será usada para o banho-maria.

5. Com uma colher, retire toda a espuma que se formou na superfície da mistura de gemas. Distribua o creme entre seis tigelas refratárias (que possam ir ao forno) – podem ser ramequins, aquelas forminhas de suflê.

6. Arrume as tigelas numa assadeira retangular. Leve a assadeira ao forno e, antes de fechar a porta, coloque água fervendo na assadeira, com cuidado, para assar em banho-maria. Deixe assar por 40 minutos.

7. Retire a assadeira do forno e as tigelas do banho-maria. Deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 6 horas.

8. No momento de servir, polvilhe açúcar sobre toda a superfície do creme.

9. Passe o maçarico por toda superfície e voilà! Está pronto

Quem fizer me fale se deu certo! 😋

Beijos 😘

À bientôt

Vanessa 🌻

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s