Ola pessoal, muita gente não conhece, mas hoje vou explicar o que são os “arrondissements” em Paris, pois entender o que são eles é indispensável para passear e viver em Paris. Vem comigo!
Os arrondissements de Paris nada mais é do que divisões administrativas da cidade, estabelecidos com a intenção de “organizar” a cidade em diferentes regiões, cada qual com seu centro administrativo associado (sub-prefeitura), simples não?
O interessante é que cada arrondissement tem um estilo e até um valor atribuído, alguns são sonhos de vida!
Alguns chegam a ser bem caros, veja na tabela o valor do metro quadrado, claro que em euros.
Observe que no 16° arrondissement o valor do metro quadrado é de 10,467€, por isso eles são mestres em aproveitar espaços nos apartamentos.
Antes do ano de 1859 a cidade era dividida em apenas 12 arrondissements; e a partir desse ano uma nova lei ampliou os limites da cidade, que passou a contar com 20 arrondissements, distribuídos sequencialmente em forma de caracol.
Essa divisão é usada entre as pessoas da cidade como forma de orientação: eu moro no 15º arrondissement, já morei no 16º e meu sonho seria morar na Ile de Saint Louis no 4º, mas o 6º ou 7º também me agrada muito, na verdade o que estou é muito bom, ambiente familiar e seguro, mas nada como o charme da parte mais antiga de Paris, eu gosto é do antigo, o moderno não me atrai!
Como saber em qual arrondissement você se encontra?
Fácil! Procure a placa que indica o nome da rua, geralmente dispostas nas esquinas. Logo acima do nome da rua, você vai ver o número do arrondissement.
Os dois último dígitos do código postal de qualquer endereço de Paris, indicam o arrondissement em questão.
exemplo:
– código postal 75006 está localizado no 6º arrondissement
– código postal 75015 está localizado no 15º arrondissement
O 750 é o código de Paris, o últimos são os arrondissements, facinho né!
Exemplo:
– 37, Rue de la Bücherie, 75005 Paris
75005 Paris” está localizado no 5º arrondissement
Conhece esse endereço?
É da livraria mais charmosa de Paris, a Shakespeare and Co.
Dica Importante
Se o código postal de um determinado endereço não comece por 750, o prefixo de Paris, significa que o local está fora da cidade. Uma dica importante pra quem procura um hotel é consultar se ele está localizado dentro ou fora da cidade.
Os arrondissements e suas características
O 1° é onde se encontra o Louvre e o Palais Royal.
O 2° é aonde tem a Galerie Vivianne, Café de la Paix, Passage des Panoramas
O 3° tem o Museu Carnavalet e Casa de Nicolau Flamel.
O 4° é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio e vanguardista, mas também o clássico, pois tem a Île de Saint Louis e a Île de lá Cité, e também muitos restaurantes e lojas vintages (que são os conhecidos brechós).
O 5° é o Quartier Latin da Sorbonne.
O 6° é conhecido por ser elegante e intelectual, é aonde fica a linda Saint Germain des Près, Jardim de Luxemburgo, La Grand Épicerie, que eu amo, restaurantes ótimos, resumindo, Saint Germain único!
O 7° burguês, o bairro da Torre Eiffel, da Igreja da Medalha Milagrosa, Museu Invalides e Museu D’Orsay.
O 8° o bairro da alta costura, dos negócios, da Avenue Champs Elysèes e Arco do Triunfo.
O 9° o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC…
O 10° É aonde tem as Gares du Nord e Gare de l’Est e o lindo Canal de Saint Martin.
O 11° é aonde tem famosas praças de Paris, como a Place de la Bastille, Place de la Nation, République, e lá que fica o famoso Bataclan, casa de show que foi alvo de ataques terroristas em novembro de 2015.
O 12°, 13°, 14°, 15° e 17° são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12°, 13°, 14° e 15° são bairros de classe média, o 17° oeste bairro residencial elitista o 17° leste mais popular.
O norte do 16° é o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.
O 10°, 11° 18°, 19° e 20° são os bairros populares da cidade sendo que o 10° e o 11° estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente e o 18° é aonde tem o lindíssimo Montmartre.
Dica de Filme
Para entender as diferenças sociais de cada arrondissement, recomendamos o filme ‘Paris je t’aime’, um apanhado de 20 curtas metragens, dirigidos por diretores diferentes, onde cada um dos filmes representa um arrondissement e suas peculiaridades.
Espero que as dicas tenham sido boas e que ajudem vocês a se localizarem melhor em Paris, principalmente ao escolher hotéis, é sempre bom olhar a localização e segurança da região, além de facilitar na escolha de apartamentos.
Voilà, beijos e a bientôt! 😘
Vanessa🌻
Ola, sou nova aqui no blog. Mas o que vi , ja adorei, sei que vou curtir muito!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que legal o formato de caracol . Ficou fácil entender . Adorei o texto e o passeio .Como sempre você é Top !
CurtirCurtir