13 de Novembro de 2015🖤

Olá Pessoal, hoje vou relembrar um dia que ninguém consegue esquecer, pelo menos nós que moramos em Paris e que estávamos aqui no dia, foi terrível e até hoje quando penso, me vem aquela sensação angustiante dos momentos vividos.

13 de novembro foi um dia tranquilo, eu já estava em casa quando meu Pai ligou do Brasil assustado, perguntando se eu estava em casa, pois uma série de atentados estavam acontecendo em vários pontos de Paris. Foi um susto, logo começou a correria de ambulâncias, helicópteros, polícia, mensagens no grupo de WhatsApp de amigos de Paris que estavam desesperados nas ruas, presos em restaurantes, em metrôs, pra resumir, pânico total!

⚫️ PARA RELEMBRAR OS FATOS

Ataques de novembro de 2015 em Paris foram uma série de atentados terroristas ocorridos na noite de 13 de novembro de 2015 em Paris e Saint-Denis, na França.

Os ataques consistiriam de fuzilamentos em massa, atentados suicida-se, explosões e uso de refens. Ao todo, ocorreram três explosões separadas e seis fuzilamentos em massa, incluindo bombardeios perto do Stade de France no subúrbio ao norte de Saint-Denis.

O ataque mais mortal foi no teatro Bataclan, onde os terroristas fuzilaram várias pessoas e fizeram reféns até o início da madrugada de 14 de novembro.

Mais de 180 pessoas morreram (incluindo os 7 terroristas que perpetraram os ataques), sendo 89 delas no teatro Bataclan.Mais de 350 pessoas ficaram feridas pelos ataques, incluindo 99 pessoas em estado grave.

O Presidente Francês Francois Hollande decretou estado de emergência nacional no país, o primeiro estado de emergência declarado desde 2005, e colocou controles temporários sobre as fronteiras francesas. O primeiro toque de recolher desde 1944, também foi posto em prática, ordenando que as pessoas saíssem das ruas de Paris.

Eu me lembro que fiquei em casa dois dias, mas no terceiro dia eu saí, eu tinha que registrar aquele momento, por mais recente que fosse, eu tinha que ir e fui!

Peguei o metrô e ao chegar na Gare de Lyon já me assustei, estava vazia, pouquíssimas pessoas, todo mundo andando rapidamente com medo nos olhos, isso era 10 horas da manhã, momento de correria, mas naqueles dias estava vazio.

No caminho até a Place République também estava praticamente vazio, me lembro que mesmo estando com câmera na bolsa, eu fiz fotos com celular, pois o medo de ter que sair correndo e deixar tudo cair me apavorou, então preferi fazer com celular e sair rápido dali!

A Place République estava cercada de jornalistas do mundo todo, pois ali se concentraram as homenagens às vítimas, era muitas flores, fotos e tristeza, o clima era horrível, jamais vou me esquecer das pessoas chorando naquele dia!

Quantas pessoas ali perderam amigos, familiares de forma tão tenebrosa, não tem como não se emocionar!

Só no teatro Bataclan, no Boulevard Voltaire no 11º arrondissement, os terroristas abriram fogo contra o público de 1.500 pessoas que assistiam ao espetáculo da banda de rock Eagles of Death Metal.

Eu fiz fotos da rua lateral aonde vimos na TV as pessoas pulando da janela, tinha sinais de tiro por todos os lados, eu realmente me comovi nesse momento!

Me lembro muito da solidariedade francesa no momento do pânico, pois com a correria daquele momento, os táxis paravam os carros e levavam as pessoas para casa sem cobrar nada, tudo para salvar quem estava na rua.

Esse foi meu registro, ele remete a tristeza do momento, ele saiu no site do G1 para o Brasil inteiro, foi muito compartilhado nas redes sociais, talvez seja o meu mais significativo registro!

Hoje a França convive com o risco dos Terrorismo, porém está tudo mais controlado, polícia atenta e serviços secretos bem ativos, muitos atentados não ocorrem porque a polícia intercepta antes de acontecer, e assim a gente segue a vida, na esperança de que isso não se repita e possamos viver em paz!

Abraços a todos!

Vanessa 🌻

Fontes

➡️Wikipédia

➡️G1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s