Viagem de Trem na Europa 🚊

Ola Pessoal, hoje vou falar sobre viagens de trem pela França e pela a Europa e eu posso falar sobre trem, pois sou uma cliente assídua, amo mesmo, adoro o conforto, a segurança, a eficiência e a vista, ele passa por lugares fantásticos, que fazem da viagem um prazer! Vem comigo!O trem é a maneira mais agradável de viajar entre Paris e os quatro cantos da França, eles chegam a fantásticos 300km/h e faz de todas as regiões da França um lugar de fácil acesso para todos.

Eu já viajei muito de trem pelo interior da França para a Suíça, Itália e Holanda, eu amei muito todas as vezes e vou passar algumas dicas para vocês!

Eu sempre viajo ouvindo música, me lembro de uma viagem de Milão a Paris que fiz o trajeto todo ouvindo Pink Floyd, fiz muitas fotos e foi emocionante, o clima é ótimo!Diferentemente da viagem aérea, não há “check in” antes da partida, nem taxas de bagagem e você ainda tem a vantagem de chegar no centro da cidade, isso é importante!

Você pode comprar o ticket por:

➡️Internet

➡️Máquinas nas gares➡️Lojas específicas nas Gares🔴 E um detalhe importante, a acessibilidade para Deficientes Físicos é ótima!🔴 Não entre em qualquer vagão, os lugares são enumeradas e o vagão definido, então olhe no ticket e antes de entrar no trem observe o número do vagão na porta.🔵 Descontos

➡️Crianças até 4 anos não pagam e de 4 a 11 anos pagam a metade.

➡️Pessoas entre 12 e 25 anos e à partir de 60 anos, também tem descontos.

🔵 Conforto

➡️ Os trens possuem assentos reclináveis com apoio para os pés, lugar para bicicletas e até Lanchonete.➡️ As lanchonetes são ótimas, confortáveis e um ótimo lugar para conhecer pessoas!➡️As viagens mais longas podem ser feitas à noite, em trens com camas beliche em cabines para uma até seis pessoas. Você ainda economiza uma noite de hotel!

➡️ Wi-fi gratuita nos trens TGV

➡️ Viagens com crianças em trem costumam ser ótimas, eles brincam e tem banheiro para trocar fraldas do bebês.🔵 Dicas Importantes

➡️ Acompanhe sua viagem por essas telas espalhadas pela Gare.➡️Ou também por esses televisores escritos

DÉPARTS (Partida) ou ARRIVÉES (Chegadas) 💙Se você vai viajar aguarde a tela (Départs) informar qual plataforma você deve pegar o trem. (Tela azul)💚Se você foi buscar alguém na Gare, observe a tela (Arrivées), ela irá informar a plataforma que o trem chegará. (Tela verde)

➡️ Comprando sua passagem com antecedência, você consegue descontos de até 40%, economiza tempo e dinheiro.

➡️Antes da viagem, o seu bilhete deve ser validado (foto abaixo), mas, se você comprou pela internet e imprimiu não tem essa necessidade!➡️ Observação: Essa validação é feita já na área do embarque, após passar esse divisor.➡️Muitas pessoas compram por site e aplicativo e guardam o código QR no telefone, nesses casos o Controlador pode passar e fiscalizar através de um aparelho.➡️Dentro do trem, você mostrará o bilhete ao controlador, quando solicitado e as vezes pedem o passaporte, já me pediram quando fui para a Itália.

➡️As bagagens maiores são colocadas em um compartimento próximo a porta do trem.As menores são colocadas sobre os assentos. Sempre tenha atenção quando os trens param e observem a sua bagagem, já ouvi casos de furto de bagagem, então fiquem espertos!

Por esse motivo, sempre que posso eu levo a mala junto de mim no compartimento próprio, mas longe da porta.➡️Existe 1a e 2a Classe, mas não tem muita diferença entre elas.

Na primeira classe, o numero de poltronas é menor, com um pouco mais de espaço entre elas. O bagageiro é um pouco maior e, alguns trechos oferecem uma refeição.

Observem os valores, às vezes a diferença é mínima, tipo 5 euros e eu já vi uma vez a primeira classe estar mais conta!

A segunda classe é confortável, apenas um pouco menos de espaço.🔵 Algumas viagens que valem muito a pena!

➡️ Você pode ir de Paris à Barcelona direto, em 6 horas e 15 minutos.

➡️ Paris-Londres pelo Eurostar (2:35hs)

➡️Paris-Bruxelas (1:25h)

➡️ Paris – Amsterdã, Colônia e Düsseldorf.

➡️ Paris – Suiça (Genebra, Lausanne, Berna e Zurique)

➡️ Paris – Itália (Milão e Turim)

Observação: você pode partir de várias cidades e não apenas de Paris, eu já fui para Suíça a partir de Lyon, então você tem trajetos múltiplos, escolha o seu e divirta-se!

🔵 Algumas Viagens Rápidas

Paris/Tours – 1h10

Paris/Lille – 1h

Paris/Dijon – 1h40

Paris/Caen – 1h45

Paris/Lyon – 2h

Paris/Luxemburgo – 2hs10

Paris/Rennes – 2h15

Paris/Londres – 2h35

Paris/Avignon – 2h40

Paris/Nancy – 2h50

Paris/Marseille – 3h

Paris/Bordeaux – 3h

🔵 Trajetos

Paris – Bruxelles : 1h22, 24 trens por dia

Paris – Amsterdam : 3h19, 11 trens por dia

Paris – Rotterdam : 2h36, 11 trens por dia

Paris – Cologne : 3h14, 5 trens por dia

Paris – Dusseldorf: 3h50, 1 trem por dia

🔵 Gares de Paris

➡️ GARE DE L’EST

(Place du 8 Mai 1945, 10ème arrondissement)▪️Os trens que partem da Gare de l’Est vão para o leste da França (Champagne, Alsace, Lorraine, Strasbourg), sul da Alemanha (Frankfurt, Munich), Suiça (Bâle, Zurich, Luzerne), Áustria e Hungria. O Venise-Simplon-Orient-Express trem de luxo para a Inglaterra,Italia, Áustria, Balkans, Istamboul. Metrô: linhas 4, 5 e 7 no subsolo da gare. Ligada ao Aeroporto Charles de Gaule pelo ônibus 350.

➡️ GARE DU NORD

(Place Napoléon III; 10eme Arrondissement)▪️Daqui partem trens para o norte da França, Bélgica, Holanda, Escandinávia e Alemanha (Cologne, Hambourg).

▪️Também parte dessa estação o Eurostar que liga Paris à Londres (em 2 horas e 15) sob o Canal da Mancha.

▪️Estação do RER B e D (que vão aos aeroportos de Orly e de Roissy CDG) e também a linha RER E (um dos terminais se encontra na Gare St Lazare). Linhas de metrô 4 e 5.

➡️ GARE ST-LAZARE

(108, Rue Saint-Lazare; 8eme Arrondissement)▪️Daqui partem os trens para a Normandia e também para Versailles. Linhas de metro 3, 9, 12, 13, 14 e o RER E

➡️ GARE DE LYON

20, Boulevard Diderot, 12eme Arrondissement▪️Daqui partem os trens para o sul da França, para a Cote d’Azur; para os Alpes, Suiça (Genève, Lausanne, Berne); Itália e Grécia; para o sudeste da França, Auvergne e Languedoc-Roussillon. TGV Sud-Est, Rhône-Alpes e Méditerrâneo

▪️Em dezembro de 2011 foi inaugurada a linha Paris / Veneza, operada pelo trem Thello, saindo da Gare de Lyon, com bilhetes que vão de 35 a 220 euros. A viagem dura um pouco mais de 13 horas.

➡️ GARE D’AUSTERLITZ

(Place Valhubert; 13eme Arrondissement)▪️Daqui partem os trens para o sudoeste da França (Bordeaux, Pyrénées), para a Espanha (Barcelona, Madrid) e Portugal, e para o centro da França, Toulouse e Pyrénées. (os TGV para o Sudoeste partem da Gare Montparnasse).

➡️ GARE MONTPARNASSE

(Place R. Dautry; 14/15eme Arrondissement)

Metrô linhas 4, 6, 12 e 13.▪️TGVs para o Sudeste:

Baixa Normandie (Granville) pela Intercités.

Bretanha(Rennes, Saint-Malo, Brest, Lorient, Quimper) por TGV.

Pays de la Loire (Le Mans, Laval, Nantes, Angers, La Roche-sur-Yon, Les Sables-d’Olonne, Saint-Nazaire, Le Croisic) por Transport express régional e TGV.

Região Centre(Chartres, Tours) por Transport express régional e TGV.

Poitou-Charentes (Poitiers,Futuroscope, Châtellerault, Saint-Maixent, Surgères, Niort, La Rochelle, Angoulême) por TGV.

Aquitaine(Bordeaux, Arcachon, Libourne, Agen, Dax, Bayonne, Biarritz, Saint-Jean-de-Luz-Ciboure, Hendaye, e Pau) por TGV.

🔵 Agora um pequeno desabafo!

Enquanto a França (e Europa) usa e abusa das suas linhas férreas, o Brasil simplesmente as abandona, deixando sucatear milhões em investimentos e conquistas.

O Brasil não poderia nunca abandonar suas linhas férreas, isso é uma falta de bom senso enorme, pois são importantes para o desenvolvimento do país, transportar pessoas, cargas, diminuiria o número de acidentes em estradas, diminuiria o tempo de viagem, só vejo benefícios! O Brasil sempre andando contra o desenvolvimento, isso é tristíssimo de ver! Para vocês terem uma noção, Minas Gerais e a França possuem praticamente o mesmo tamanho, eu vou do Norte ao Sul na França em 3h18mn de trem, comprando com antecedência pago baratíssimo, não preciso pegar avião em aeroportos distantes, pagar táxi ou uber, passar por toda aquela burocracia de aeroporto, ter limites de bagagem, sem falar no frio na barriga que tenho ao viajar de avião.

Agora, se eu estiver em Montes Claros (Norte de MG) e quero ir para São Lourenço (Sul de MG), só tenho opção de ir de avião, carro ou ônibus, e para fazer esse tráfego de carro serão 9h37mn, de avião varia de 2h40mn a 3h05mn, mas o preço a partir de 540,00 (Preço de 21/09/2018). Olhem o absurdo!

Simplesmente não existe interesse das grandes empresas e do Governo em desenvolver o país, o dinheiro dos impostos viram pó nas mãos desses governantes (eleitos pelo próprio povo a cada eleição)!

Eles fazem o essas aberracões e continuam sendo eleitos, sempre os mesmos a cada eleição aparecem para abraçar o povo e pedir voto, isso me dá nojo! E o pior, tem gente que defende um Ser desses!

Desculpem o desabafo, esse blog é para trazer alegrias, mas diante de tanta indignação não posso me calar! Eleição está aí, repensem nesses políticos que só aparecem de 4 em 4 anos para pedir seu voto em troca de “pequenos agrados”, tornando-o apenas um eleitor, pagador de impostos e “castrado moralmente”, pois tira tudo de você, principalmente sua dignidade!

Me lembro com carinho das histórias do meu Pai contando que na década de 50 ele e meus Avós e Tios iam para o Rio de Janeiro de Trem saindo pela Estação Ferroviária de Varginha, ele conta com tanta saudade, que eu também me emociono! Olhem que linda a Estação, hoje reformada e tem outras funções, sem ser a principal, que era transportar pessoas e cargas, mas pelo menos foi revitalizada e se tornou um Centro Cultural.

Espero que esse post lhe tenha sido útil!

Beijos 😘

Vanessa 🌻

Fontes:

Site TGV

Site SNCF

Blog Dicas de Francês

Um comentário sobre “Viagem de Trem na Europa 🚊

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s