“La Pagode” em Paris 📽🎞🌟

Bonjour, mês amis, tudo bem?

Hoje vou mostrar para vocês um lugar aqui em Paris, que até então era uma novidade para mim também, mas para os amantes do cinema, provavelmente não é!

Eu vi por fotos e fui pesquisar sobre esse lugar lindo e descobri o cinema mais original de Paris, até ser fechado em novembro de 2015, estou falando do “Lá Pagode”, vem comigo!

O cinema La Pagode não está localizado no bairro chinês de Paris, mas no do 7º arrondissement e foi o único cinema em atividade neste bairro.

Cinema independente de duas salas com capacidade para 212 e 180 poltronas, La Pagode fazia parte da rede Étoile Cinéma, como Balzac e Saint-Germain-des-Prés.

O que impressiona primeiro neste cinema mítico é a vegetação luxuriante que esconde um edifício invulgar: um verdadeiro pagode construído em 1895, onde a moda de toda a Paris era o exótico e o japonismo.

Inclusive, o japonismo teve influência em muitos ramos na Belle Époque, entre eles o da pintura.

O japonismo influenciou enormemente os pintores impressionistas como Claude Monet, Edgar Degas e Édouard Manet e pós -impressionistas como Van Gogh.

Pois bem, importado pedaço por pedaço do Japão então coletado na rua da Babilônia, essa curiosidade foi o presente do Monsieur Morin, então diretor do Bon Marché, para sua esposa.

Monsieur Morin organizava muitas recepções (no jantar de inauguração contou com a Orquestra da Ópera de Paris) e em uma outra recepção os donos receberam os convidados fantasiados de imperador e imperatriz da China, daí podemos imaginar o quanto esse lugar era badalado.

Espectadores, amantes do cinema e do patrimônio, aguardam a reabertura do cinema, pois entre 1955 e 1967, La Pagoda foi uma meca para os amantes do cinema, especialmente para os fãs de Ingmar Bergman, Sergei Eisenstein e Jean Cocteau.

A reabertura do cinema está sendo considerada por seu novo proprietário, o magnata do ramo imobiliário americano, Charles Cohen, que o adquiriu em 2017.

A antiga proprietária, Elisabeth Dauchy, disse na época que ela recusou todas as ofertas de lojas e restaurantes pelo imóvel, eu adorei a postura dela, pois ela tem interesse em negociar com alguém que queira revitalizar o imóvel e trazer essa pérola de Paris de volta à ativa, bravíssimo!

Aguardo ansiosamente pela reabertura desse clássico e espero postar aqui essa novidade!

Beijos 😘

Até breve!

Vanessa 🌻

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s