Olá pessoal, tudo bem?
Quem anda pelo bairro de Saint Germain des prés sempre vê uma Igreja que é um dos símbolos do bairro, mas não imagina que ela é simplesmente a primeira Igreja de Paris, e mais do que isso, era uma Abadia enorme, mas hoje você vai conhecer mais sobre ela, vem comigo!
A Abadia de Saint-Germain-des-Prés foi um estabelecimento monástico medieval de grande importância, fundado no século VI junto a Paris.O grande remanescente da abadia é a igreja, a mais antiga da cidade ainda de pé, localizada no bairro parisiense de Saint Germain des Prés.

Germano de Paris, o bispo que consagrou a abadia em 558, foi sepultado ali após seu falecimento em 576, e surgiu uma devoção ao redor de Germano, com os fiéis peregrinando para ver seu túmulo, o que levou a sua canonização.A partir de então a abadia começou a ser conhecida unicamente como Saint-Germain-des-Prés. “des-Prés” (“dos prados”) significa que a abadia estava localizada fora dos limites da cidade.
A partir do início do século XIX o complexo foi destruído em sua maior parte, pelo Barão de Haussmann – Prefeito de Paris responsável pela reforma urbana encomendada por Napoleão III, criando-se espaço para o desenvolvimento do bairro, porém, a abadia já estava muito destruída na época em que Haussmann devido a uma explosão acidental que já havia ocorrido, quando ela foi utilizada como uma fábrica após a revolução francesa.
Já contei sobre a modernização de Paris aqui: 👇🏼
https://blogdavanessageraldeli.wordpress.com/2018/05/07/e-assim-nasceu-paris/amp/Da abadia restou a igreja, que atualmente serve a paróquia de Saint-Germain-des-Prés, aonde acontecem também concertos musicais e exposições artísticas.
O bairro se desenvolveu em volta da Abadia, tornou-se um lugar de excelência da vida intelectual e cultural parisiense, sendo repleto de lojas, bares e bons restaurantes frequentados por intelectuais parisienses.
Espero que esse texto tenha sido útil e que ao passar perto da Igreja possa observá-la com mais atenção.
Beijos 😘
Vanessa 🌻
Fontes
➡️http://www.parisguia.com.br
➡️Wikipedia
Com certeza um belo lugar pra se conhece de perto, incrível ter os olhos abertos por este blog são muitas dicas que eu morando aqui na França a 7 anos não tinha dado a mínima.
Porém o conhecimento enriquece o homem valeu pelas dicas de lugares e por seu aprofundamento da história amei sou seu fã
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fico feliz por vc abrir os olhos ao belo!
CurtirCurtir
Maravilhosa a igreja .Amo os detalhes e as cores .Bairro lindo e cheio de charme .
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vanessa , estou amando o seu Blog .
Todas as vezes que estou em Paris vou a Igreja de Saint-Germain. Igreja belíssima. Amo este bairro!! Ando melhor em Paris do q na cidade do Brasil onde moro . Obrigada.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Scarlet, cada cantinho é mais especial q o outro! Bjos
CurtirCurtir