A Torre Eiffel 💖

Bonjour mes amis, tudo bem?

Hoje vou levar vocês para um passeio no tempo para conhecer um pouco mais da história do maior símbolo francês, da Dama de Ferro, sim, me refiro a Torre Eiffel, vem comigo!

A Torre Eiffel se ergueu no céu de Paris no fim do século XIX, o maior símbolo do país, inicialmente, não estava prevista para durar além do tempo da exposição.

A data chave associada à história da Torre Eiffel é inegavelmente a Exposição Universal de 1889, na ocasião do centenário da Revolução Francesa, um grande concurso havia sido organizado, tendo como tema a “possibilidade de erguer sobre o Campo de Marte uma torre de ferro, de base quadrada, com 125 metros de largura e 300 metros de altura”. Dos 107 projetos apresentados, o de Gustave Eiffel foi o escolhido. Ele tinha a seu lado Maurice Koechlin e Emile Nouguier, como engenheiros, e Stephen Sauvestre, como arquiteto.

O projeto fez surgir, na época, numerosos destratores que consideraram a Torre como uma ameaça à estética da cidade através da carta de Protesto dos Artistas contra a Torre do Sr. Eiffel. Uma torre de ferro erguida em pleno coração de Paris não convinha, segundo eles, por contrastar demasiadamente com a elegância e a beleza refinada da cidade. Verlaine, por exemplo, apelidou a Torre Eiffel de “Esqueleto de Beffroi” para descrever a aparência pouco graciosa do monumento, uma torre gigante que iria “desfigurar” a cidade.

A frágil e delicada torre de ferro será erguida apesar dos protestos. Os trabalhos duram 2 anos e se desenrolam em 3 etapas, uma vez as fundações construídas :

➡️ A construção do primeiro andar, terminado em 1° de abril de 1888

➡️ A construção do segundo andar, terminado em 14 de agosto de 1888

➡️ E por fim, a montagem definitiva até o topo da torre em 31 de março de 1889, quando o monumento é inaugurado.

Gustave Eiffel sobe os 1710 degraus da torre, que nesta época tinha 312 metros de altura, para colocar no seu topo a bandeira tricolor.

UMA TORRE PROVISÓRIA, FINALMENTE SÍMBOLO DA CAPITAL

Assim que o projeto virou realidade, estava previsto que o direito de exploração ligado à convenção para a construção da torre durasse 20 anos. Ao fim deste período, a torre deveria ser destruída. Durante este período a torre obteve um imenso sucesso na Exposição Universal com 2 milhões de visitantes que vieram conhecê-la. Assim, ela se torna símbolo da potência industrial francesa da época.

A torre faz sucesso também na Exposição de 1900. Gustave Eiffel vai então ter um papel determinante para que a torre não seja destruída: ele se empenha para provar a utilidade científica da torre ao multiplicar as experiências científicas em domínios como a astronomia e a fisiologia. Finalmente, o que salvará a torre será sua utilização como antena de rádio, utilizada inicialmente para as comunicações militares e, em seguida, para uma comunicação radiotelegráfica permanente – que teve, aliás, sua utilidade na Primeira Guerra Mundial.

Curiosidades

➡️ A cada ano são aproximadamente 7 milhões de visitantes que vêm subir a torre. O sucesso da Torre Eiffel a levou a ser replicada de maneira mais ou menos idêntica em outros países! Então, você poderia imaginar Paris sem a Torre Eiffel?

➡️ Na lateral externa da torre, foram gravados 72 nomes de figuras ilustres da história francesa, entre filósofos, matemáticos, engenheiros e cientistas.

➡️ O terceiro andar esconde um minúsculo apartamento — que pertenceu ao seu construtor Alexandre Gustave Eiffel, decorado a seu gosto, recusou ousadas ofertas para aluga-lo, ou vende-lo. Atualmente a Cidade de Paris homenageia a memória de seu idealizador e de seus mais próximos, com seus respectivos manequins de cera, como sua filha Claire Eiffel, codesigners Émile Nouguier, Maurice Koechlin, além de seu amigo inventor do rádio e da lâmpada elétrica Senhor Thomas Edison, quando lhe apresentava sua invenção — o primeiro fonógrafo, sobre a cômoda.

➡️ Devido uma onda de forte calor registrada em 1976, o topo da torre sofreu um deslocamento que oscilou em 18cm.

➡️ No ano de 1999, durante uma forte tempestade, ocorreram ventos de 240kph, e houve um afastamento de 13cm. Mas, Gustave Eiffel e sua equipe em seus estudos permitiram uma variação de até 70cm. Assim a Torre Eiffel vai resistir as intempéries por um longo tempo!

➡️ Apesar de a torre levar o nome Monsieur Gustave Eiffel, ele não foi o único a trabalhar nela, a história narra por mais 3 arquitetos que trabalhavam em sua companhia, especializadas em estruturas metálicas, Messieurs Émile Nouguier, Maurice Koechlin, e o arquiteto esquecido Charles Léon Stephen Sauvestre.

➡️ A Torre Eiffel foi de vital importância para os militares franceses na 1ª Guerra Mundial, como base espiã para interceptar as mensagens dos alemães que procediam de Berlim, de codinome “H-21”, que disfarçadamente a chamavam de Mata Hari.

➡️ Da mesma forma a Torre Eiffel foi considerada estratégica e cobiçada pelos alemães na 2ª Guerra mundial, que a batizaram de “o ninho da águia”.

O golpe: A Torre Eiffel foi vendida

Após a primeira guerra mundial, a torre estava muito mal conservada e os jornais estavam criticando diariamente tal situação.

Em 1925, um certo vigarista, falsário, e impostor envolvido com gângsteres, chamado Victor Lustig, austríaco, fluente em vários idiomas, tornou-se rico por negócios fraudulentos, procurado internacionalmente tanto na Europa, como nos Estados Unidos, que ao tomar conhecimento desses artigos, de alguma forma se apoderou de algumas folhas de papel para cartas do Ministério dos Correios francês.

Ele escreveu cartas para cinco empresários franceses, convidando-os para uma reunião secreta em um hotel de Paris.

Quando os homens de negócios chegaram, um amigo de Lustig os levou para uma sala privada, alegando ser Secretário do Sr. Lustig.

Os cinco empresários já estavam acomodados em uma grande mesa e esperaram pelo Sr. Lustig.

Então, Lustig ao entrar na sala, disse: “Eu tenho uma notícia importante de muito segredo, a Torre Eiffel está numa condição precária e perigosa. Infelizmente nós vamos ter que demoli-la. Tenho certeza que vocês entendem por que você estão aqui — Há 70.000 toneladas de metal na Torre Eiffel”

Os cinco empresários ouviram ao Sr. Lustig. Em seguida, se retiraram, depois de uma semana cada um deles ofereceu um valor diferente em dinheiro pela compra de 70.000 toneladas de metal.

O empresário de sorte que a ganhou com a oferta do valor mais alto foi André Poisson.

O Senhor Lustig recebeu seu dinheiro e confirmou que o Sr. Poisson, agora era o proprietário da torre Eiffel.

Lustig e seu “secretário” deixaram o país imediatamente. Mas Poisson sentiu-se tão envergonhado pela sua decisão, que não procurou pela polícia.

Quando o Senhor Lustig percebeu que o Senhor André Poisson não contou a ninguém, retornou a Paris. Acreditem ou não, ficou livre para vender a Torre Eiffel pela segunda vez!

Lustig foi preso algumas vezes por outros crimes fraudulentos, e acabou morrendo na prisão de Alcatraz em São Francisco no ano de 1947.

O Homem que pulou da Torre Eiffel

O alfaiate austríaco Franz Reichelt projetou uma roupa para voar ou flutuar até o chão, no ano de 1912 ele anunciou que ia fazer um teste do alto da Torre Eiffel, até então a construção mais alta do planeta. Inicialmente ele disse que primeiro ia lançar um boneco vestindo a roupa, mas de última hora ele resolveu pular da estrutura em uma altura de mais de 60 metros. Como vocês podem imaginar, aquele protótipo de paraquedas não funcionou como o esperado e ele despencou para a própria morte diante de toda imprensa e curiosos, tem até vídeo no You Tube, eu prefiro não compartilhar, mas quem quiser ver, sabe aonde encontrar!

Meu Estúdio de Fotografia

Paris é meu cenário de trabalho, eu não preciso de estúdio, trabalho ao ar livre e com a luz natural e com certeza a Torre é o principal ponto para meus ensaios, qualquer Rua, beco, janela que tenha uma visão mínima para a torre já satisfaz meu olhar.

Vou mostrar para vocês alguns trabalhos realizados na torre.

Espero que tenham gostado do passeio!

Beijos 😘

Vanessa 🌻

https://devagarsevaimaislonge.blogspot.com/2016/01/torre-eiffel-sua-historia-e-seus.html?m=1

Um comentário sobre “A Torre Eiffel 💖

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s