Bonjour mês amis, ça va bien?
Hoje vou levar vocês para um passeio no charmoso bairro Marais (pronuncia-se Marré), é uma região turística marcada pela presença judaica desde o final do século XIX, é frequentada pela comunidade gay, além de ser muito animado, repleto de lojas, cafés, bares, galerias de arte, livrarias e lojas de grife, e ainda por cima, recheado de brechós fantásticos, então o que esta esperando? Vem comigo! O Marais é um bairro charmoso situado em uma parte do III e do IV arrondissements de Paris, na margem direita do Sena.
Antiga zona de pântanos ocupada a partir do século X por ordens religiosas, incluindo a ordem do Templo, que foi uma antiga Fortaleza em Paris, foi construída pelos Templários a partir de 1240 e foi destruída em 1808.
Sede do palácio real até o século XVII, foi totalmente abandonado durante a Revolução Francesa e sofreu grande deterioração até ser resgatado nos anos 60.
No início do século XVII, este bairro até então periférico, torna-se o lugar de residência da nobreza parisiense, mas no meio do século XVIII foi abandonado pela elite que prefere os bairros Saint-Honoré e Saint-Germain.
Nos anos 60, André Malraux, Ministro da Cultura, lançou uma grande operação de renovação do Marais. Construções foram restauradas com cuidado, adquirindo sua arquitetura original.Todo o bairro foi renovado, e uma nova população foi morar lá, criando um novo ambiente, com muitos restaurantes, lojas, galerias de arte.
O resultado foi um bairro charmoso e interessante, com a magnífica Place des Vosges e Hôtels particulares (palacetes) transformados em museus e espaços culturais.
⚫️Rue Volta,
Acreditava-se ser o edifício mais antigo
de Paris (de 1300), mas ficou comprovado
ser uma construção do século XVII.O bairro foi declarado oficialmente monumento histórico pelo governo de Charles de Gaulle em 1962.
⚫️ Rue de Venise, uma das mais estreitas de Paris
⚫️Rue des Rosiers, do século XIII, é uma das principais ruas do bairro, com sinagogas e restaurantes koshers.
⚫️Esquina das Ruas Saint Paul e Lions
⚫️A Place des Vosges é uma das mais lindas do mundo na opinião dos parisienses e dos turistas.Mede 127 por 140 metros. No século XVII, um edital real impôs uma simetria de 36 construções de tijolos vermelhos e tetos de ardósia, 9 de cada lado, de altura uniforme, com exceção do pavilhão do rei, no centro do lado do sul e o pavilhão da rainha, em frente, do lado norte, que são mais elevados.
Essas casas ficam sobre galerias cobertas (arcadas) e estão intactas há 400 anos!
Na inauguração da Praça de Vosges aconteceu uma comemoração de um duplo noivado dos filhos de Henrique IV e da rainha-regente Maria de Médici (1575-1643); Luís XIII (10 anos) com Ana da Áustria (10 anos) futura rainha da França, e sua irmã Elizabeth de França (9 anos) com o príncipe Felipe de Espanha, (7 anos), futuro rei da Espanha Felipe IV. Todos casam de verdade em 1815.
No centro da praça tem a estátua de Luis XVIII sobre um cavalo.O escritor Victor Hugo morou no número 6 durante 16 anos (hoje funciona um museu).
Um dos poucos edifícios medievais ainda de pé em Paris, o Hotel de Sens, abriga atualmente a biblioteca de artes Forney. No século XVI foi uma mansão fortificada.
⚫️Hotel de Ville é o prédio da Prefeitura de Paris, o Hotel de Ville, data do século XIX e é uma reconstituição da prefeitura do século XVII, que foi incendiada.Fica em uma agradável praça, com fontes que ficam iluminadas à noite.
Esta praça foi local de muitas execuções na forca e na fogueira. Foi lá que Ravaillac, assassino de Henrique VI foi esquartejado vivo. Hoje é palco de vários eventos, de acordo com a estação.
⚫️Centre Pompidou ou Museu de Arte Moderna é um edifício fora do comum: as escadas rolantes, os elevadores, as tubulações de ar e água e até as vigas de aço que formam o esqueleto do prédio ficam à mostra.
⚫️Museu Carnavalet é o museu que conta a história de Paris está fechado para reforma, reabre agora em 2019, estou contando os dias para esse momento!
⚫️Casa de Nicolau Flamel que fica no número 51, Rue de Montmorency – construída em 1407, inclusive já falei sobre ela no blog, é só clicar no link: Nicolau Flamel e a casa de pedra mais antiga de Paris
É uma das mais fantásticas histórias de Paris, vale a pena ler!
⚫️ Mariage Frères é o templo dos chás em Paris! A loja no numero 30 da Rue du Bourg-Tibourg foi inaugurada em 1854, ela é um luxo!
⚫️ Brechós
Existem realmente vários espalhados pelo bairro, mas existem dois, em especial, que são considerados os melhores. O Free’P’Star e o Coiffeur Vintage.
O Free’P’Star é um dos brechós favoritos dos franceses. Marcado pela tendência parisiense, a loja está cheia de ótimas opções de segunda mão, casacos, vestidos de linho, bolsas, cachecóis, gravatas, etc.
Free’P’Star : 8, Rue Ste-Croix-de-la-Bretonnerie. Metrô: Hotel de Ville (linhas 1 e 11) ou Saint-Paul (linha 1). Site: www.freepstar.com
O Coiffeur Vintage merece o título que tem: o mais famoso de Paris. Esta pequena loja vintage está sempre cheia de meninas que sabem que lá com certeza vão encontrar peças incríveis, diferenciadas e super baratas

Coiffeur Vintage: 32, Rue de Rosiers. Metrô: Hotel de Ville (linhas 1e 11) ou Saint-Paul (linha 1)
Eu adoro o Marais, ainda tenho muito o que desvendar, já encontrei Jean Paul Gaultier nas suas ruas e já vi apresentações memoráveis da Festa da Música.É isso, o Marais tem muito a oferecer e a todo tipo de público, para conhecer mais recomendo andar a pé pelo bairro, com certeza terá muitos cantinhos especiais e achados maravilhosos, como esse local da foto abaixo, que fica no Hotel de Sully.
Bisous et à bientôt😘
Vanessa🌻
Fontes:
Blog Dicas de Francês
Wikipedia
Expresso Paris
Agradecimento Especial ao Guia Conferencista Tom Pavesi pelo auxílio em relação a detalhes precisos do Marais.
Que delícia rever td isso! Paris é única!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Maravilhoso esse bairro Vanessa , queria estar aí com você pra gente curtir cada cantinho dele .Amei !
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns!!! Vc mostrou o “ colorido da festa do Marais “
( um favorito meu é o Café des Musée – Rue de Turenne 49 -poucos pratos mas os clássicos como Boeuf Bourguignone , Magret de Canard, Gigot d’Agneau et Entrecôte au Sauce de Moutarde 👍👍👍🍷
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigada, amo o Marais e a Place de Vosges !🥰🥰🥰
CurtirCurtir
Parabéns Vanessa , gostei do passeio.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Fabiano! Forte abraço
CurtirCurtir
Agora que vi que é o Fabianinho, obrigada! Fico feliz por vc ter gostado! Logo vou falar sobre o apto do Victor Hugo, vc vai gostar! Abraço
CurtirCurtir