Um passeio pelo Marais 👣🖤

Bonjour mês amis, ça va bien?

Hoje vou levar vocês para um passeio no charmoso bairro Marais (pronuncia-se Marré), é uma região turística marcada pela presença judaica desde o final do século XIX, é frequentada pela comunidade gay, além de ser muito animado, repleto de lojas, cafés, bares, galerias de arte, livrarias e lojas de grife, e ainda por cima, recheado de brechós fantásticos, então o que esta esperando? Vem comigo! O Marais é um bairro charmoso situado em uma parte do III e do IV arrondissements de Paris, na margem direita do Sena.Antiga zona de pântanos ocupada a partir do século X por ordens religiosas, incluindo a ordem do Templo, que foi uma antiga Fortaleza em Paris, foi construída pelos Templários a partir de 1240 e foi destruída em 1808.Sede do palácio real até o século XVII, foi totalmente abandonado durante a Revolução Francesa e sofreu grande deterioração até ser resgatado nos anos 60.

No início do século XVII, este bairro até então periférico, torna-se o lugar de residência da nobreza parisiense, mas no meio do século XVIII foi abandonado pela elite que prefere os bairros Saint-Honoré e Saint-Germain.

Nos anos 60, André Malraux, Ministro da Cultura, lançou uma grande operação de renovação do Marais. Construções foram restauradas com cuidado, adquirindo sua arquitetura original.Todo o bairro foi renovado, e uma nova população foi morar lá, criando um novo ambiente, com muitos restaurantes, lojas, galerias de arte.O resultado foi um bairro charmoso e interessante, com a magnífica Place des Vosges e Hôtels particulares (palacetes) transformados em museus e espaços culturais.

⚫️Rue Volta,

Acreditava-se ser o edifício mais antigo

de Paris (de 1300), mas ficou comprovado

ser uma construção do século XVII.O bairro foi declarado oficialmente monumento histórico pelo governo de Charles de Gaulle em 1962.

⚫️ Rue de Venise, uma das mais estreitas de Paris

⚫️Rue des Rosiers, do século XIII, é uma das principais ruas do bairro, com sinagogas e restaurantes koshers.

⚫️Esquina das Ruas Saint Paul e Lions

⚫️A Place des Vosges é uma das mais lindas do mundo na opinião dos parisienses e dos turistas.Mede 127 por 140 metros. No século XVII, um edital real impôs uma simetria de 36 construções de tijolos vermelhos e tetos de ardósia, 9 de cada lado, de altura uniforme, com exceção do pavilhão do rei, no centro do lado do sul e o pavilhão da rainha, em frente, do lado norte, que são mais elevados.Essas casas ficam sobre galerias cobertas (arcadas) e estão intactas há 400 anos! Na inauguração da Praça de Vosges aconteceu uma comemoração de um duplo noivado dos filhos de Henrique IV e da rainha-regente Maria de Médici (1575-1643); Luís XIII (10 anos) com Ana da Áustria (10 anos) futura rainha da França, e sua irmã Elizabeth de França (9 anos) com o príncipe Felipe de Espanha, (7 anos), futuro rei da Espanha Felipe IV. Todos casam de verdade em 1815.

No centro da praça tem a estátua de Luis XVIII sobre um cavalo.O escritor Victor Hugo morou no número 6 durante 16 anos (hoje funciona um museu).Um dos poucos edifícios medievais ainda de pé em Paris, o Hotel de Sens, abriga atualmente a biblioteca de artes Forney. No século XVI foi uma mansão fortificada.

⚫️Hotel de Ville é o prédio da Prefeitura de Paris, o Hotel de Ville, data do século XIX e é uma reconstituição da prefeitura do século XVII, que foi incendiada.Fica em uma agradável praça, com fontes que ficam iluminadas à noite.

Esta praça foi local de muitas execuções na forca e na fogueira. Foi lá que Ravaillac, assassino de Henrique VI foi esquartejado vivo. Hoje é palco de vários eventos, de acordo com a estação.

⚫️Centre Pompidou ou Museu de Arte Moderna é um edifício fora do comum: as escadas rolantes, os elevadores, as tubulações de ar e água e até as vigas de aço que formam o esqueleto do prédio ficam à mostra.

⚫️Museu Carnavalet é o museu que conta a história de Paris está fechado para reforma, reabre agora em 2019, estou contando os dias para esse momento!

⚫️Casa de Nicolau Flamel que fica no número 51, Rue de Montmorency – construída em 1407, inclusive já falei sobre ela no blog, é só clicar no link: Nicolau Flamel e a casa de pedra mais antiga de Paris

É uma das mais fantásticas histórias de Paris, vale a pena ler!

⚫️ Mariage Frères é o templo dos chás em Paris! A loja no numero 30 da Rue du Bourg-Tibourg foi inaugurada em 1854, ela é um luxo!

⚫️ Brechós

Existem realmente vários espalhados pelo bairro, mas existem dois, em especial, que são considerados os melhores. O Free’P’Star e o Coiffeur Vintage.O Free’P’Star é um dos brechós favoritos dos franceses. Marcado pela tendência parisiense, a loja está cheia de ótimas opções de segunda mão, casacos, vestidos de linho, bolsas, cachecóis, gravatas, etc.

Free’P’Star : 8, Rue Ste-Croix-de-la-Bretonnerie. Metrô: Hotel de Ville (linhas 1 e 11) ou Saint-Paul (linha 1). Site: www.freepstar.com

O Coiffeur Vintage merece o título que tem: o mais famoso de Paris. Esta pequena loja vintage está sempre cheia de meninas que sabem que lá com certeza vão encontrar peças incríveis, diferenciadas e super baratasCoiffeur Vintage: 32, Rue de Rosiers. Metrô: Hotel de Ville (linhas 1e 11) ou Saint-Paul (linha 1)

Eu adoro o Marais, ainda tenho muito o que desvendar, já encontrei Jean Paul Gaultier nas suas ruas e já vi apresentações memoráveis da Festa da Música.É isso, o Marais tem muito a oferecer e a todo tipo de público, para conhecer mais recomendo andar a pé pelo bairro, com certeza terá muitos cantinhos especiais e achados maravilhosos, como esse local da foto abaixo, que fica no Hotel de Sully.

Bisous et à bientôt😘

Vanessa🌻

Fontes:

Blog Dicas de Francês

Wikipedia

Expresso Paris

Agradecimento Especial ao Guia Conferencista Tom Pavesi pelo auxílio em relação a detalhes precisos do Marais.

7 comentários sobre “Um passeio pelo Marais 👣🖤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s