Igreja de São Julião, o Pobre.

Bonjour mês amis, ca va bien?

Hoje vou levar vocês para conhecer uma pequena Igreja que fica em Saint Germain, bem discreta pertinho da livraria Shakespeare and Co, mas não menos interessante, vem comigo!

Localizada no meu bairro preferido de Paris, Saint Germain des Prés, é uma Igreja Católica Mesquita construída desde o ano de 1160, esta Igreja utiliza o rito litúrgico bizantino e utiliza o grego e o árabe como línguas litúrgicas.

É uma igreja modesta, porém linda e cheia de encantos, um deles é que lá acontece regularmente concertos, apresentações de corais e apresentações musicais em geral.

A informação mais antiga é a que a atual igreja ocupa o lugar de um antigo oratório do século VI, construído na rota da peregrinação de Santiago de Compostela e dedicada a acolher os peregrinos, estrangeiros e viajantes pobres.

Em 886, com a invasão dos normandos (vickings), a igreja foi destruída, uma capela foi provisoriamente construída no lugar e em 1030, o rei Henrique I fez a doação das ruínas ao bispo de Paris. No começo do século XII os religiosos decidem construir um convento e uma igreja, da parte que era o convento. Hoje subsistem caves, que fazem parte das casas vizinhas, já a igreja é a mesma que vemos hoje.

Sua construção começou em 1165 e terminou em 1220, a construção da Notre-Dame começou antes, mas terminou apenas 110 anos depois, portanto, Saint-Julien-Le Pauvre é, junto com Saint-Germain-des-Prés, uma das duas igrejas mais antigas de Paris.

Em 1660 ela se tornou a capela do Hôtel-Dieu, o mais antigo hospital de Paris. Seu estado de degradação era tanto, que algumas partes foram demolidas e modificadas, mas sem alterar o conjunto, é desta época que data a fachada da igreja. Com a transferência do Hôtel-Dieu para a Île de la Cité, a Saint-Julien foi fechada, durante a Revolução, a igreja, em um estado lamentável, se tornou um depósito de sal. Somente em 1826 a construção é reaberta ao culto católico e restaurada alguns anos depois, até que em 1889 ela é cedida à Igreja Greco-Católica Melquita, de rito bizantino.

É uma igreja discreta, bem ao lado da livraria, então se você estiver passando perto pode entrar para ver e orar também, o interessante é que tem apresentações musicais constantemente, se você é fã não pode perder!

Bisous et à bientôt 😘

Vanessa 🌻

5 comentários sobre “Igreja de São Julião, o Pobre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s