Incêndio na Notre Dame de Paris

Bonjour mês amis, ça va bien?

Eu estou bem, mas passamos por muita angústia na semana passada, eu fiquei tão abalada com o incêndio da Notre Dame, que não consegui escrever um artigo sobre essa fatalidade, mas hoje, com mais tranquilidade estou aqui para falar mais sobre tudo, então vem comigo!

Eu sou muito apaixonada por Paris e sua história, tanto que esse blog nasceu por esse motivo, eu estou aqui para levar essa paixão para vocês, meu blog não fala de moda, look do dia, comprinhas básicas em Paris, meu blog consegue ser um diferencial diante da demanda do mundo glamouroso atual, ele foge do habitual, ele vem para relembrar a história de Paris, desvendar seus mistérios, descobrir seus cantinhos especiais e principalmente ele existe para que nunca esqueçamos o por quê essa cidade é tão espetacular! Com certeza essa paixão pela história de Paris envolve a Catedral de Notre Dame, pois ela está localizada na Ilê de la Citè, local aonde nasceu Paris e ela é simplesmente fabulosa, já escrevi vários artigos sobre ela aqui, mas hoje vou falar um pouco mais e também sobre os últimos acontecimentos, mas o mais importante é falar que ela sobreviveu, sim, ela está inteira, a fatalidade não a derrubou e a parte que falta será reconstruída e tenho certeza absoluta que será reconstruída, afinal, assim é a França, assim é a Europa, se reconstrói e se reinventa sempre, são vários casos de incêndios e reconstruções.

Vou citar dois grandes exemplos:
➡️Catedral de Chartres
➡️Cidade alemã de Dresden.
A Catedral de Chartres foi reconstruída após um grande incêndio e hoje recebe muitas visitas, eu amei a Catedral de Chartres.
Dresden foi reerguida após ser completamente destruída na segunda guerra, foi emocionante conhecer essa cidade cheia de histórias. 

Vou compartilhar com vocês informações sobre a Catedral, são informações que eu desconhecia e fiquei profundamente curiosa acerca delas.

Vou postar também alguns vídeos que fiz, tanto da sexta feira santa (em 2017) que fui ver a coroa de Jesus de perto, como do evento anual “Dame de Coeur”.

No dia do incêndio eu estava longe da Ilha, então não pude ver de perto e fazer qualquer registro, mas pela internet recebi vários vídeos e um que me abalou muito foi o vídeo dos fiéis orando.

Vi também imagens de pessoas emocionava-se, incrédulas diante do acontecimento. 

As imagens foram realmente desesperadoras, eu particularmente achei que tudo seria destruído!
Esses vídeos circularam pela internet, vídeos amadores e de imprensa.

O Corpo de Bombeiros fez o possível para apagar o fogo, eles são incríveis, saíram de lá após a intervenção e foram aplaudidos pela população que ali ainda estava.

Mesmo após o teto inteiro se perder, de dentro da Catedral a cruz de Jesus e a imagem de nossa senhora permaneceram intactos, muita coisa desabou, mas aquela imagem maravilhosa da Nossa Senhora com Jesus nos braços estava intacta!
Essas imagens são do telhado da Notre Dame. Imaginem você que um amigo brasileiro já fez um trabalho no telhado e ele encontrou uma assinatura do ano de 1800 em uma das vigas de madeira, então ele assinou ao lado e colocou o ano atual, muito emocionado ele relembrou esse acontecimento nos últimos dias.

Obrigada Caro Amigo Moisés Freitas por compartilhar essa história e muitos outros casos da Notre Dame comigo!

A Catedral de Notre-Dame abriga uma série de artefatos e obras de grande valor histórico que foram poupadas no incêndio. 

Segundo o ministro da Cultura da França, Franck Riester, as obras que estavam no Tesouro -sala onde relíquias religiosas eram expostas- foram salvas “graças a coragem e ao trabalho de equipe dos bombeiros”.

A coroa de espinhos feita de junco e fios de ouro também foi salva. Ela chegou ao templo no século 13, por obra do então rei da França, Luís 9, mais tarde canonizado como São Luís. Uma túnica do monarca também foi retirada a tempo. Relíquias como um fragmento da Cruz e um prego da Paixão de Cristo, além de alguns cálices e quadros pequenos também foram recuperados. Os itens foram levados para a Prefeitura de Paris.
As grandes pinturas que ficavam dentro da catedral ficaram praticamente intactas, segundo Riester. Elas serão levadas na próxima sexta-feira para o museu do Louvre, onde serão desumidificadas e restauradas, já que alguns danos podem ter sido causados por causa da fumaça do incêndio.
Já alguns dos vitrais explodiram por causa do calor do incêndio, mas a grande Rose du Midi (Rosácea do Meio-Dia), que tem vista para o Sena, foi preservada. A obra-prima data do século 13.

As 16 estátuas que ficavam ao redor da torre da Catedral de Notre-Dame já haviam sido retiradas, no dia 11 de abril, para serem restauradas. Elas estão em Marsac-sur-Isle, próximo a Bordeaux. Sobre o Grande Órgão, que foi instalado no século 13 sobre o portal da ala oeste da igreja, pode ter sido atingido parcialmente, segundo Riester. Ele afirmou, no entanto, ser “muito cedo para fazer um diagnóstico total”. A peça adquiriu sua forma atual no século 18, mas ainda preserva alguns tubos da era medieval. Imagens a seguir do que foi destruído.

A expectativa de Macron de que seja possível reconstruir a catedral em cinco anos é mais otimista do que a de especialistas. Antes de o pronunciamento ir ao ar, Frédéric Létoffé, um dos dois presidentes da Federação dos Construtores Especializados em Patrimônio Histórico, estimou que seja necessária mais de uma década para completar a reconstrução. “Uma restauração entre 10 e 15 anos me parece razoável”, disse ele, segundo o jornal Le Figaro. 

Governo francês quer realizar competição arquitetônica internacional para novo design de pináculo no topo da catedral. Queda da torre de 1860 é uma das imagens mais marcantes do incêndio que atingiu o templo parisiense.

O objetivo do concurso é “dotar a Notre-Dame de um novo pináculo adaptado às técnicas e desafios da nossa época”, declarou Philippe no final de um conselho de ministros dedicado exclusivamente à reconstrução da catedral.
“A competição internacional vai nos permitir questionar se devemos recriar a flecha da maneira como foi concebida por Viollet-le Duc ou se, como ocorre com frequência com a evolução do patrimônio, devemos dotar a Notre-Dame de um novo pináculo”, disse o primeiro-ministro.
Essas são algumas das muitas fotos que já fiz da Notre Dame.
Espero que tenham gostado do post e vamos aguardar ansiosamente o resultado dessa restauração.

Beijos 😘
Vanessa 🌻
Fontes
Muitos vídeos e imagens estavam em vários sites na internet e desconheço a autoria, alguns amadores e outros da imprensa.
https://www.google.com/amp/s/noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2019/04/16/veja-o-que-se-salvou-no-incendio-da-catedral-de-notre-dame.amp.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s