Quarto de Maria Antonieta 💓

Após três anos fechado para reforma, o quarto da rainha Maria Antonieta, no Palácio de Versailles, foi reaberto para visitação do público na em abril.

Como parte de um grande projeto, revela toda a magnificência encontrada na decoração rococó da sala de Maria Antonieta ou a Salle des Gardes restaurada graças ao patrocínio dos Amigos Americanos de Versalhes e a Sociedade dos Amigos de Versalhes.

O quarto chegava a atrair cerca de 8 milhões de visitantes por ano e com certeza é o local dentro do Palácio que todos almejam conhecer, então, vem comigo!

Um pouco de história

Durante a invasão do castelo pelos manifestantes em 6 de outubro de 1789, Maria Antonieta conseguiu escapar pela pequena porta à esquerda da abertura da alcova em um corredor que dava acesso aos armários privados da Rainha, uma dúzia de pequenas salas reservadas para sua vida privada e seu serviço.

Durante a Revolução, o castelo não foi saqueado, mas seus móveis foram espalhados durante leilões que duraram um ano inteiro. Alguns puderam ser encontrados, como a cômoda da joalheria Schwerdfeger à esquerda da cama Outros foram substituídos por moedas equivalentes: é o caso dos assentos entregues em parte para a condessa da Provença, cunhada da rainha, e em parte para a visita do rei sueco Gustavo III. Quanto aos tecidos que estendem a cama e as paredes, eles foram rebrilhados em Lyon de acordo com as cartas originais preservadas.

A Restauração
A restauração recuperou a decoração e as cores originais do aposento que abrigou três rainhas e viu o nascimento de 19 filhos da corte francesa. Também foram instalados equipamentos contra incêndios e também de climatização, o que deverá impedir a degradação pela umidade e mudanças de temperatura.Para as obras, foram mobilizadas oficinas de carpintaria e de decoração, limparam-se os bronzes e uma empresa especializada trocou as sedas do Salão dos Nobres.Além dos móveis e tecidos iguais aos originais, no quarto serão expostos o célebre busto de Maria Antonieta e o quadro em que ela aparece ao lado de três dos seus filhos e um berço vazio (que representa a filha de Maria Antonieta morta precocemente) A Sala dos Guardas da Rainha recuperou sua decoração Luís XIV de estilo hierático. A restauração permitiu fazer renascer o revestimento de mármores policromados.Visitar o Chateau de Versalhes é obrigatório, não tem como vir a Paris e não ir a Versailles, deve-se reservar um dia todo para a visita, pois os jardins são enormes e lindíssimos, recomendo ainda uma visita a Fazendinha da Maria Antonieta, já falei sobre ela aqui.Além de linda, ela é diferente de tudo e também foi restaurada, então confiem em mim, façam o passeio!

Espero que aproveitem muito tudo o que Versailles propõe, é uma viagem ao túnel do tempo!

Bisous et à bientôt 😘
Vanessa 🌻

Um comentário sobre “Quarto de Maria Antonieta 💓

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s