
Bonjour mês amis, ça va bien?
Hoje vou falar sobre a Praça do Vert-Galant e sobre uma triste história que se passou ali, vem comigo!


Hoje é um lugar lindo e pitoresco, aonde vamos relaxar e observar a paisagem, é cenário de desenhos e aquarelas, mas na data de 18 de março de 1314 parecia mais uma cena de um filme de terror, pois foi nesse dia que, após sete anos de prisão, Jacques De Molay foi queimado vivo em uma fogueira.

Uma pequena placa na entrada do parque diz: “Neste local, Jacques de Molay, o último Grande Mestre da Ordem dos Templários, foi queimado”.

A Praça está localizada na ponta da Ilê de la Cite, mesma Ilha aonde está a Notre Dame, berço de Paris.




Quem foi Jacques de Molay ?

Foi um sacerdote-militar, nascido em 1244 em Molay Haute-Saône, na França.
Sua vida foi marcada por lutas, traições e mistérios. Há 700 anos, o homem fez parte de uma das ordens mais controversas da história da cristandade: os Cavaleiros Templários – quem leu o “Código da Vinci”, “Os Templários” ou faz parte da Maçonaria tem ideia sobre o que isso se trata.

Dizem que, quando ele morreu, De Molay amaldiçoou o papa Clemente 5º e o rei Filipe, o Belo, e todos os seus descendentes.

Ele proclamou que dentro de um ano tanto, Filipe quanto Clemente morreriam, e que a linhagem do rei não mais reinaria na França.

Os dois homens, de fato, morreram naquele ano, e nos 14 anos seguintes, todos os herdeiros do rei Filipe morreram, destruindo efetivamente a linhagem que havia governado a França por três séculos.
Seja qual for a verdade, está enterrado sob as ruas de paralelepípedos do Marais, junto com inúmeros outros segredos parisienses.
Uma dica de filme sobre o assunto é “Os Reis Malditos”

A partir de agora, ao passar por essa Praça você vai saber o que se passou ali e tenho certeza que um filme passará na sua cabeça.
Bisous et à bientôt 😘
Vanessa 🌻
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Uma homenagem muito singela a tão grande homem. Adorei a matéria!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Nancy, e a praça é deliciosa, vc vai gostar!
CurtirCurtir
PARIS É CHEIA DE MISTERIOS E HISTÓRIAS FASCINANTES ,aMO SEU BLOG vANESSA q
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Mãe, essa cidade é maravilhosa, mesmo com tantas tragédias! Quem se dispõe a conhecer a história, jamais vai andar por essas ruas com o mesmo olhar de antes!
CurtirCurtir
Muito legal seu blog Vanessa!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada 🙏🏼 🌻😘🌻😘
CurtirCurtir