Catedral, Igrejas e Capelas de Paris ⚜️✨🙏🏼

Bonjour mes amis, ça va bien?

Hoje vou mostrar algumas das igrejas imperdíveis de Paris, são templos de conforto espiritual, mas também são obras arquitetônicas fantásticas, vem comigo!

⚜️Igreja de Notre-Dame
Um dos emblemas da capital francesa, a Catedral Notre-Dame, situa-se na Ilê de la Cité, no 4° distrito de Paris. 
A sua construção durou quase 200 anos e foi durante muito tempo o maior edifício de Paris. Foi aqui que Napoleão I e a sua esposa Josephine de Beauharnais foram coroados, e este evento inspirou o quadro do famoso pintor Jacques Louis David: A Coroação de Napoleão. A Catedral de Notre-Dame teve também um papel importante na aclamada obra de Victor Hugo publicada em 1831. No seu livro, Quasímodo, um corcunda órfão que vivia na catedral e se ocupava de guardar os sinos, apaixona-se pela bela Esmeralda, uma jovem cigana que dança nas ruas da capital. 

Devido ao incêndio de 2019 ela está fechada para visitações, nos resta aguardar e admirar de longe!

⚜️Sacré Coeur Do alto da colina Montmartre, a Basílica do Sagrado Coração tem vista sobre a capital e vela pelos parisienses. Construída após a guerra franco-alemã de 1870, era um lugar onde os soldados iam confessar os seus pecados cometidos durante a guerra. Construída em pedra de travertino, tem o maior sino de França, oferecido pela região de Savoie, e mede 3 metros. O interior da igreja é particularmente belo, com a sua pintura de Jesus Cristo no centro. Desde a sua construção em 1885, os fiéis revezam-se noite e dia, sem nenhuma interrupção, para recitar uma oração contínua, pois a basílica é dedicada à adoração perpétua do Santíssimo Sacramento.
Do pátio, a vista de Paris é de tirar a respiração, só o caminho para a Basílica já é maravilhoso, pois o bairro Montmartre é imperdível, lindo e super aconchegante!

Meus Pais Fausto e Simone

⚜️Sainte-Chapelle Uma das minhas preferidas, é imbatível! Construída com o fim de abrigar a coroa de espinhos da crucificação de Cristo, e um pedaço da Santa Cruz, a Saint Chapelle foi mandada edificar por Luís IX (São Luís) entre 1241 e 1248, na Ilê de la Cité. Os seus magníficos vitrais emoldurados, que dão uma atmosfera surreal ao seu interior, são a principal razão pela qual a visitamos hoje em dia. Os vitrais não contam apenas a história do Velho e do Novo Testamento, mas também a história do mundo até à chegada das relíquias na capela. Abandonada depois da Revolução Francesa até 1836, a restauração da Sainte-Chapelle durou 26 anos. A maior parte do monumento que podemos visitar hoje data do século XIX, mas isso não lhe retira minimamente o seu charme.

⚜️Saint-Sulpice Caracterizada pelas duas torres e pelas duas fileiras de imponentes colunas em estilo neoclássico, essa igreja fica próxima ao Jardin du Luxembourg. O interior amplo também surpreende com seu pé-direito alto, afrescos e o órgão, que toca concertos aos domingos. Nos últimos anos as visitas aumentaram muito. A igreja é agora conhecida internacionalmente graças ao livro e filme O Código Da Vinci. A Igreja é um dos lugares onde se passa a ação do romance. Dizem os entendidos que, de maneira incorreta, o livro faz passar o meridiano de Paris pelo gnômon – projetor de sombra do relógio de sol – e pelo obelisco situados no interior da igreja, que se trata de uma forma simples de relógio solar utilizado em astronomia e que foi instalado em Saint Sulpice no século XVIII. O vigário da época o utilizava para fixar o equinócio de março e, consequentemente, a data da Páscoa.

Observe que na entrada à direita, existem três obras de Delacroix, grande pintor francês que consagrou os últimos anos da sua vida à esta obra monumental. Nesta capela da igreja, Delacroix pintou a Luta de Jacob com o Anjo da igreja Saint Sulpice. Observação: O meridiano de Paris passa pelo Centre de l’Observatoire de Paris. O meridiano da França passa da cidade de Dunkerque até a cidade de Perpignan.

⚜️Saint-Germain-des-Prés A Igreja Saint-Germain é a mais antiga das grandes igrejas parisienses. A sua construção começou a 543 d.C. Originalmente era uma abadia real consagrada a Santa Cruz, tendo a igreja sido reconstruída a partir do século X num estilo gótico, uma das primeiras construções deste estilo em França e em todo o mundo. Após a Revolução Francesa, todas as abadias foram dissolvidas e a igreja de Saint-Germain fechou em 1792, passando a ser uma fábrica de salitre. Em 1803 foi reaberta ao público. Com a sua arquitetura e as suas decorações que testemunham da sua história, a igreja de Saint-Germain faz parte das igrejas mais interessantes para visitar em Paris.

⚜️La MadeleineConsiderada por muitos a igreja mais bonita de Paris, La Madeleine, à primeira vista, mais parece um templo da Grécia Antiga. Teve sua construção concluída no século XIX. Pode ser vista a partir da Place de la Concorde, bem no final da Rue Royale, alinhada ao Obelisco. Uma curiosidade: ali aconteceu o funeral de D. Pedro II. Construída por Napoleão I como um templo para o seu exército em 1806, o edifício foi transformado em igreja em 1845. É consagrada a Santa Maria Madalena, uma das discípulas mais devotas de Jesus Cristo. A sua arquitetura é inspirada num templo grego e o seu interior é ricamente decorado com belos quadros, colunas e esculturas. A escultura sobre o Altar Maior, que representa a Assunção de Madalena, e o quadro da ressurreição de Cristo, são imperdíveis, tal como o gigantesco órgão tocado por famosos compositores franceses como Camille Saint-Saëns e Gabriel Fauré.Uma curiosidade, todos os anos uma grande festa da comunidade Brasileira é realizada ! A lavagem da madeleine, que é quando lavam as escadarias e também realizam shows e danças, uma referência à Festa do Nosso Senhor do Bonfim. Eu fui ao show do Caetano Veloso e foi memorável! Também teve Carlinhos Brown, tenho certeza que a nossa musicalidade sacode a região de Ópera, o Caetano encantou, foi lindo!

⚜️Saint-Eustache Construída em 1213, a Igreja de Santo Eustáquio era apenas uma simples capela que abrigava relíquias que haviam pertencido aos romanos. Com o passar dos anos, torna-se cada vez mais famosa e, em 1532, a sua expansão começa. Durante quase dois séculos, a igreja foi expandida e melhorada e o resultado final é espantoso. Após a Revolução Francesa em 1795, a igreja foi fechada e transformada em templo da agricultura até 1795. Com uma mistura do estilo gótico e renascentista, a Igreja Saint Eustáquio é linda por dentro e por fora. Os seus vitrais e os quadros são belos e imperdíveis.

⚜️Igreja Saint Étienne du Mont  Uma linda Igreja em Saint Germain, perto do Panthéon, serviu de cenário para o lindo filme “Meia Noite em Paris”, o seu interior também é lindo e seus vitrais são admiráveis. 

Meus Pais Fausto e Simone

Abriga o santuário de Sainte Geneviève (padroeira de Paris) e os restos mortais de grande figuras literárias, entre elas Racine e Pascal. Inaugurada em 1624 e eternizada pelo olhar de Woody Allen, com certeza vale a visita, sem falar na foto na escadinha lateral, que não pode faltar!

⚜️Capela da Nossa Senhora da Medalha Milagrosa Um local de peregrinação e meu cantinho de recuperação espiritual, meu aconchego especial em Paris, lá eu oro, eu medito, eu me reestabelecida, recupero energia e recomeço meus dias! 🙏🏼 Nesta pequena capela na Rue du Bac, a Virgem apareceu em 1930 para uma noviça, Santa Catherine Labouré, e pediu para ela oferecer ao mundo uma medalha, que ficou conhecida como a Medalha Milagrosa.
Essas medalhas estão à venda na lojinha da capela e eu afirmo, é uma das grandes lembrança para trazer para a família e para os amigos, eu sempre levo e distribuo aos amigos cristãos. Vale muito a pena conhecer, ela é linda, pitoresca e tem missa em Português! 

⚜️Saint Louis en Île

Essa igreja linda fica no meu lugar favorito em Paris, na Île de Saint Louis, meu sonho dourado é morar nessa Ilha, localizado bem ao lado da Île de la cité, ou seja, no meio de Paris, aonde nasceu Paris, um local cheio de história e beleza! A construção dessa igreja começou em 1664 e foi concluída em 1726.  No seu exterior, destaca-se o relógio de ferro do ano de 1741 e a torre-agulha de ferro. O interior é lindo, em estilo barroco, decorado com mármore e peças douradas.

Se eu tivesse que escolher uma Igreja para fazer alguma celebração, desde casamento ou batizado, com certeza eu escolheria ela, ela me conquistou de uma forma diferente, eu sou encantada por essa Ilha, só pode ser isso! Localização: 19 bis, Rue St Louis en Île, 4eme, Ile St Louis, Metrô Pont-Marie.

Foi uma boa dica, não? Eu sei que vai auxiliar muita gente, então aproveitem muito cada detalhe dessa linda cidade e se apeguem aos detalhes, pois eles fazem muita diferença!

Bisous et à bientôt 😘

Vanessa 🌻

Um comentário sobre “Catedral, Igrejas e Capelas de Paris ⚜️✨🙏🏼

  1. simone geraldeli

    É impressionante o poder que as igrejas exercem sobre o ser humano. Impossível viajar sem conhecer e encantar com as belezas e histórias que essas edificações proporcionam .Eu fiquei extasiada diante da Notre Dame, deslumbrada com os vitrais da Saint Chapelle e fascinada com Sacre Coeur .Todas que visitei sai com a alma leve e cheia de encantamento .Cada uma é única e portanto inesquecível , Amei ver seus posts sobre essas maravilhas .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s