Coronavírus em Paris e no Mundo 🦠 🌎

Bonjour mes amis! 

Hoje o post não é sobre um tema que gostaria de falar, mas o momento pede que falemos sobre coronavírus, mas acima de tudo, pede que falemos sobre empatia, equilíbrio diante do caos e resiliência, vamos lá! 
O coronavírus está fazendo uma turnê pelo mundo, vai passar por todos os países e aqui na Europa vem causando stress, angústia e até pânico, isso é preocupante! 
Diante das mortes e medo de contaminação, o governo francês determinou que tudo se feche, apenas funcione farmácias, supermercados, bancos e tabacaria, pediu que todos fiquem em casa e só sair em caso de necessidade, eu estava esperando um caos econômico, mas a França não abandonou os seus!
Eu estava me sentindo mal ao pensar nisso, o pai e mãe de família que precisam trabalhar, nos estudantes que fazem trabalhos dentro da universidade para ajudar a estudar, nos funcionários de restaurantes, bares, lojas, dos autônomos em geral (eu me incluo). 
Esse fim‑de‑semana teve eleições municipais, então ontem (domingo) eu vi  pessoas nas ruas e parques, até porque fez um sol e fui passear no parque para relaxar, as pessoas estavam relativamente tranquilas, mas hoje (segunda feira) eu senti o stress, e vi muita gente fazendo fila em supermercados.Eu havia comprado no mercado algumas coisas a mais na semana passada para me precaver, na verdade, é para evitar de sair de casa, afinal, esse é o protocolo, mas diante do pânico que tomou conta do povo, tenho visto fila em porta de supermercado, então comprei mais algumas coisas, nada de exagero, afinal, não posso pensar só em mim, e eu não acho que vá faltar comida, pelo menos os grandes supermercados possuem estoque grande para muita coisa, então sejamos coerentes e que todos saibam viver em coletividade, pensando no próximo, para evitar justamente esse problema das imagens seguintes !Desde o início eu critiquei muito o pânico que tomou conta das pessoas, acredito que a mídia tem grande influência nisso. O vírus demanda cuidados especiais, não há dúvidas, mas pelo que pesquiso (não sou especialista, sou apenas curiosa), o número de pessoas tratadas e curadas é considerável e não pode ser desprezado pela mídia, eu creio que falar do número de curados também reduziria o pânico e não causaria esse caos social e mental.O medo, o pânico criam a paranoia e faz com que o que há de pior em nós venha à tona! O sentimento de autopreservação dá lugar ao egoísmo!
Recebi essa imagem, não sei a fonte, mas resolvi publica-la mesmo assim. Apesar de não haver mortes no Brasil até a publicação desse post, eu sei que existem dois casos graves. A tabela seguinte foi feita pela Professora de Epidemiologia Alessandra Campos baseados em dados da OMS. Devemos ter coerência em meio ao caos, nos preparar fisicamente e mentalmente para o que nos espera, não podemos agir como animais irracionais e pensar no próprio umbigo, cada um tem que fazer a sua parte e pensar no próximo! 

O Presidente Macron fez um pronunciamento dia 16/03 com os seguintes dizeres:
➡️Ele disse que estamos em Guerra, não necessariamente uma guerra de países, mas uma guerra sanitária e existe um inimigo;
➡️A quarentena está oficialmente instalada na França a partir de amanhã, quem sair de casa, sem justificativa, será multado;
➡️Saídas apenas para quem precisa trabalhar ou comprar mantimentos ou medicamentos;
➡️Hotéis e táxis pagos pelo Estado para Profissionais de Saúde;
➡️As fronteiras do Espaço Schengen serão fechadas por pelo menos 30 dias e estaremos oficialmente isolados. Ninguém entra a partir do dia 17/03 às 12h.
➡️Anunciou auxílio financeiro de 300 Bilhões de Euros, todas as empresas, grandes ou pequenas receberão ajuda do Governo e não serão afetados de maneira nenhuma;
➡️Assalariados continuarão a receber salários mesmo não trabalhando e o governo garante que nenhum trabalhador ficará sem receber;
➡️ Anunciou adiamento de pagamento de contas de empresas em dificuldades;
➡️Decretou que a partir de amanhã às empresas pequenas em dificuldade não precisarão pagar contas de gaz, água, luz e aluguel, nem impostos e nem cotizações sociais;
➡️ Todas as reformas em andamento estão suspensas (inclusive a reforma da previdência que tem gerado tantos conflitos), bem como o segundo turno das eleições municipais.
“No dia seguinte, quando vencermos, não haverá retorno ao passado. Seremos mais fortes moralmente e teremos aprendido com tudo isso!
E eu saberei entender, como vocês, todas as consequências, todas as consequências!”
Palavras de Emanuel Macron
Um beijo a todos e espero sinceramente que isso passe logo, enquanto isso vamos praticar a resiliência e empatia! 
Bisous et à bientôt 😘
Vanessa 🌻

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s