Apartamento Fechado há 70 Anos é Descoberto em Paris 💎

Bonjour mês amis, ça va bien?

Hoje vou levar vocês para conhecer a história de um apartamento esquecido no tempo. Não é apenas um apartamento, são obras de arte, brinquedos de época, testemunhos intactos de uma vida congelada em um instante na eternidade, selada, adormecida. Vem comigo!

“Um apartamento em Paris intocado, descoberto em 2010, após 70 anos. Inclui pintura no valor de US$ 3,4 milhões.”

Essa foi a notícia de todos os jornais, com certeza traz até uma euforia aos amantes de história, eu mesma fiquei fascinada com o título, mas a história é mais incrível ainda e vou contar agora.

Esse é o prédio aonde toda a história se desenvolve, localiza-se dentro da Square de Bruyère, no 9º arrondissement.

2 Square de Bruyère 75009

Prédio aonde se localiza o apartamento. 2 square la bruyère

Em 1940, aos 21 anos, Solange Bellegarde, dona de um apartamento parisiense de 140 m2, bem próximo à Ópera Garnier, deixou Paris e partiu para o sul da França, tentando escapar das tropas nazistas e nunca mais voltou.

Solange Bellegarde, observe que atrás dela tem o quadro pintado de sua avó por Boldini.

Foi somente após sua morte, aos 91 anos, em 2010, que um inventário dos bens de Solange foi feito e o herdeiro (que não era da família) descobriu a existência deste apartamento próximo à Igreja da Trindade em Paris. Sob uma espessa camada de poeira esperava pacientemente por um tesouro.

Curiosamente, ela era a neta de Marthe de Florian , cujo nome verdadeiro é Mathilde Héloïse Baugiron, que nome lindo, que foi uma atriz, cortesã e foi a musa da época de artistas e de muitos outros homens da época incluindo o Primeiro Ministro Georges Clemenceau.

Cronologia

➡️ Marthe de Florian morreu no apartamento em 1939.

➡️ Seu filho, Henri Beaugiron, que testemunhou e assinou o registro de óbito de sua mãe, também vivia no apartamento no momento de sua morte. 

➡️ O apartamento acabou sendo herdado por Solange Beaugiron, filha de Henri, uma dramaturga que às vezes usava o pseudônimo de “Solange Beldo” e era autora de vários romances entre 1950 a 1970

➡️ Durante a segunda guerra mundial, Solange, escapou dos nazistas e se estabeleceu no sul da França, para nunca mais voltar, ou pelo menos nunca mais voltar para limpar o apartamento após a morte de seu pai em 1966.

➡️ Ela se mudou para Ardèche e tinha um amigo, dono da mercearia que ela era cliente, e ele sempre entregava as compras em sua casa. No final da vida ela vivia  no asilo “Les Pervenches” e lá faleceu.

➡️ Na primavera de 2010, as operações de sucessão foram realizadas. Um leiloeiro de Drouot, nomeado pelo notário de Ardèche, é o responsável pela elaboração do inventário… e, quando o apartamento se abre, foi um espanto.  Tudo ficou como estava, parado no tempo de Marthe de Florian, avó de Solange: o espaço com decoração rococó de uma cortesã!

➡️ Tudo o que o apartamento continha, incluindo muitas pinturas, móveis e todos os elementos usuais da vida do início do século 20, permaneceram intactos por várias décadas.

➡️ O apartamento ficou isolado por 70 anos, os inventariantes de Solange enviaram uma equipe para investigar o apartamento. Ela pode não ter ido ao apartamento por esses anos, mas sempre manteve suas contas em dia, impostos e tudo que fosse necessário.

➡️ Tudo que ela tinha foi doado para o dono da mercearia, o amigo leal e atencioso, a quem ela fez seu herdeiro.

➡️ A “Time Capsule” parisiense incluía não apenas o interior luxuoso e lindamente preservado, mas também uma pintura impressionante com uma mulher em um vestido de noite de musselina rosa.  Em meio à mobília luxuosa, embora empoeirada, animal empalhado e montanhas de coisas efêmeras, ou não, que vão de penteadeiras a brinquedos da Disney a uma pintura hipnotizante de Boldini acompanhado por uma pilha de cartas de amor amarradas com fita , inclusive alguns do próprio Boldini, dirigidos a Marthe de Florian. 

Ficou claro que ela era sua amante e a beleza da pintura deixou todos de queixo caído!

Uma referência encontrada nos registros da esposa de Boldini confirma a identidade do sujeito do retrato, datando de 1898, quando Florian tinha apenas 24 anos.

O valor da pintura já atingiu US$ 3,4 milhões e a pintura é considerada uma das melhores descobertas de arte deste século.

Todas as fontes que pesquisei mostravam o seguinte prédio como sendo o imóvel aonde encontra-se o apartamento, mas nesse prédio localizava-se o studio do Pintor Boldini.

73 rue des Notre-Dame-Des-Champs, que já foi o estúdio de Boldini em Paris

O apartamento é como uma aula de história, mostrando como era a vida naquela época em Paris e tudo perfeitamente preservado, pois o apartamento permaneceu fechado, lacrado e intocado, nada se moveu desde a Segunda Guerra Mundial, ficou apenas acumulando poeira. 

No entanto, esta cápsula do tempo é um lembrete de quanto o século 19 ainda estava vivo e bem em meados do século 20. Ele dá um vislumbre do mundo que foi varrido durante a Segunda Guerra Mundial e posteriormente substituído por subúrbios, shoppings, cartões de crédito e IPhones.

Tem um livro inspirado nesse fato, eu encontrei em português de Portugal.

Descrição

Baseada em factos veridicos, esta e a historia de um luxuoso apartamento em Paris abandonado durante setenta anos. E dos segredos que a sua herdeira vai descobrir. A fotografa nova iorquina Cat Jordan lutou muito para se libertar do passado. Quando finalmente se sente pronta para iniciar uma nova vida com o seu namorado, e informada de que e a unica herdeira de Isabelle de Florian, uma mulher francesa que nunca conheceu. Cat chega a Paris a procura de respostas e descobre que e a proprietaria de um apartamento da Belle Epoque perfeitamente preservado, e que a familia de Isabelle nada sabia desta heranca. Afinal quem foi essa mulher? E porque lhe deixou o apartamento a si e não a propria familia? A medida que segredos ha muito enterrados comecam a ser desvendados e a atração pelo neto de Isabelle se torna tão intensa que e impossivel de ignorar, Cat tera de decidir qual das suas duas vidas quer deixar para tras.

Eu ja quero esse livro!

Espero que essa história tenha fascinado a você também !

Bisous et à bientôt 😘

Vanessa 🌻

Fontes:

http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/07/apartamento-fechado-ha-mais-de-70-anos-e-encontrado-intocado-em-paris.html

https://www.hypeness.com.br/2014/01/descoberto-apartamento-em-paris-intocado-e-fechado-ha-mais-de-70-anos/

https://tvi24.iol.pt/amp/acredite-se-quiser/paris/apartamento-fechado-ha-70-anos-guardava-quadro-que-vale-milhoes

https://www.pariszigzag.fr/secret/lieux-insolites/lappartement-de-lespace-temps/amp

https://www.curioctopus.fr/read/7010/les-mysterieux-tresors-trouves-dans-un-appartement-parisien-ferme-depuis-70-ans

https://www.curioctopus.fr/read/7010/les-mysterieux-tresors-trouves-dans-un-appartement-parisien-ferme-depuis-70-ans

https://www.lepoint.fr/culture/un-portrait-du-peintre-boldini-decouvert-dans-un-appartement-parisien-oublie-04-10-2010-1244775_3.php

https://www.dailymail.co.uk/news/article-2323297/amp/Inside-Paris-apartment-untouched-70-years-Treasure-trove-finally-revealed-owner-locked-fled-outbreak-WWII.html

Fotos:

Getty/AFP

Google street View

Vanessa Geraldeli

136 comentários sobre “Apartamento Fechado há 70 Anos é Descoberto em Paris 💎

  1. Margarida

    Muitas histórias interessantes para explorar, a da atriz Marthe de Florian, de seu relacionamento com o pintor italiano Giovanni Boldini (Ferrara,1842 – Paris,1931) que lhe dedicou um retrato datado de 1898, só conhecido em 2010, além da fabulosa história da herdeira dos Beaugiron e seu desprendimento do apartamento de Paris. Pena que já se passaram alguns anos desde sua descoberta e o cenário não se pode preservar! Achei mais detalhes em: https://www.anothermag.com/art-photography/3298/madame-de-florians-abandoned-apartment
    Muito boa a iniciativa de recontar essa história!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Então Pessoal, hoje eu fui procurar o suposto apartamento que ficou fechado por 70 anos e ao ser aberto parecia uma cápsula do tempo, com decoração e a história de uma vida, totalmente intocável, com direito a um quadro maravilhoso e muitas outras relíquias da Belle Epoque, uma maravilha!
    Eu consegui entrar nessa Square, parece um condomínio, mas é uma rua fechada com vários prédios e uma linda grade na frente.
    Tentei conversar com uma moradora e ela ficou muito desconfiada de mim, enquanto eu fazia fotos ela observava,
    ela não quis dar informações, enfim, espero voltar e descobrir mais sobre essa história bacana que trouxe todos vocês aqui! 😘😘😘😘

    Curtir

      1. Exato e pelo que li ela não aceitava bem a vida de cortesã da avó, mesmo q a avó não foi cortesã toda a vida, parece q o passado foi difícil pra ela e esse apartamento não era a melhor lembrança tbm. Mas isso eu li e não sei se é verdade. Ela foi embora e se afastou disso, casou-se e ficou viúva, mas como era sozinha, deixou tudo para o bom amigo.

        Curtir

      1. Casa

        O herdeiro deve e ou, estar hospitalizado com a grandeza deste presente, creio que merecido, logo ele deve se recuperar do impacto deste achado e dará para o mundo a visão deste presente que considero para a humanidade.
        * Nestas parcas fotos já podemos aguardar maravilhas, os espelhos que na época eram elaborados bem diferente, muito, o mobiliário e tudo,…..

        Curtido por 1 pessoa

      1. Talvez ela tenha escolhido viver nessa casa de repouso ao final da vida, aqui na França é muito comum, pois são lugares perfeitos. É muito comum você ver idosos morando sozinhos e tem apenas um auxiliar, no caso um cuidador de idosos, eles costumam ser muito independentes. No Brasil é comum cuidarmos deles em nossas casas, os asilos no Brasil são para abandonados, uma tristeza!

        Curtir

      1. Olá, eu pesquisei muito, várias reportagens francesas sobre o assunto e vi que o amigo herdou tudo, foi uma surpresa, pois ele não sabia que ela tinha isso, a empresa q ele contratou pra fazer uma perícia no apto ficou em choque ao abrir as portas, diziam que parecia uma viagem no tempo, tudo muito fascinante, principalmente o quadro. Esse quadro foi leiloado por 3 milhões de euros mais ou menos, alguém da Itália arrematou. Móveis e objetos tbm foram para casa de leilão, qto ao apto não sei a destinação, vendido ou alugado, mas vou descobrir. Eu encontrei o verdadeiro endereço e vou lá nesse fim‑de‑semana! 😉

        Curtir

      1. Heidi Sousa Fedrigo

        Gostaria de saber sua história de vida, algo de muito misterioso ela devia esconder! Uma paixão vivida neste apartamento ou até uma desilusão que fez ela deixar para trás! Tudo que fazia lembrar de um amor não correspondido, mas muito hilário, intrigante , pena que não foi mantido para ser visto seria um belo museu de artes e de uma Vida passada ali. Linda mesma.

        Curtido por 1 pessoa

    1. Alcione

      Estou impressionada com esta história maravilhosa desta família. Estou em Paris atualmente e apesar de todos problemas do COVID. Estamos curtindo abessa esta cidade. Acabamos de jantar numa brasserie vaudeville en face de bourse très charmant E o mais interessante e triste ao mesmo tempo e que a partir deste sábado tudo fecha as 21 hs, pois a segunda vaga voltou com força e estamos todos com muito medo . Coragem a todos temos que vencer esta guerra fria ❤️

      Curtido por 1 pessoa

      1. Estou pasma com tamanha grandeza de espírito dessa mulher, um imóvel preservado por tantos anos e doado a um amigo!!! Esse é um achado incrível e muito valioso. Um apartamento em Paris, num endereço elegante e com tantas historias pra contar. Quase um seculo de vida intocada!!! Pinturas valiosíssimas, objetos de decoracao incríveis. Estou sem palavras pra descrever tudo. Quanta generosidade dessa dama perfeita e ainda por cima, um imóvel de quase um século sem debitos!!!
        Alguém sabe dizer se o herdeiro tomou posse da herança? Uma coisa é certa, esse homem ficou milionário.

        Curtido por 1 pessoa

    1. Estou pasma com tamanha grandeza de espírito dessa mulher, um imóvel preservado por tantos anos e doado a um amigo!!! Esse é um achado incrível e muito valioso. Um apartamento em Paris, num endereço elegante e com tantas historias pra contar. Quase um seculo de vida intocada!!! Pinturas valiosíssimas, objetos de decoracao incríveis. Estou sem palavras pra descrever tudo. Quanta generosidade dessa dama perfeita e ainda por cima, um imóvel de quase um século sem debitos!!!
      Alguém sabe dizer se o herdeiro tomou posse da herança? Uma coisa é certa, esse homem ficou milionário.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário