O Passaporte da Múmia ⚰️

Bonjour mês amis, ça va bien?

Vocês sabiam que o Faraó Ramsés II recebeu um passaporte quase 3 milênios após sua morte? Não? Então vem comigo que te conto esse caso! O governo francês em 1976 decidiu junto ao Egito levar a Múmia do Faraó Ramsés II até Paris para uma « restauração », devido a uma rápida deterioração no seu corpo.

Ramsés II foi recebido como Chefe de Estado, com pompa e circunstância na capital, depois foi exposto e visto por cerca de 360 mil pessoas.

O governo do Egito teve que preparar um passaporte para o Faraó visitante, morto cerca de 3.000 anos antes, pois a lei francesa exigia um passaporte para todas as pessoas que chegassem ao País, vivas ou mortas, No documento emitido pelo Egito está a foto da múmia, bem como a ocupação de Ramsés II: rei (falecido)

Durante sua estadia na França, o Faraó foi analisado pelo professor forense  Pierre-Fernand Ceccaldi, que foi responsável por descobrir algumas características do imperador e segundo sua pesquisa, Ramsés tinha a pele clara e cabelos ruivos e ondulados. Ceccaldi também descobriu que:

➡️ O soberano continha diversas fraturas e ferimentos de batalhas,

➡️ Provavelmente sofria de artrite e má circulação.

➡️ Possivelmente andava com suas costas curvadas durante seus últimos anos de vida.

➡️ É possível que ele tenha morrido de infecção dentária, devido a um buraco em sua mandíbula. Após as pesquisas, restauração e a eliminação do fungo, a múmia foi devolvida ao Egito em 1977.  

Atualmente, a tumba do Faraó encontra-se danificada, restam apenas poucos dos objetos que foram enterrados com o faraó, que estão espalhados por museus no mundo, já seus restos mortais continuam em exposição no Museu Egípcio. Ramsés II é descrito como o Faraó mais poderoso do Egito e reinou por 66 anos.

Desde 10 anos ele era general do seu pai, Ramsés I. Acredita-se que ele viveu 90 anos e reinou num dos períodos mais prósperos do Egito. Bom, mais um caso interessante que se passou por aqui, espero que tenham gostado!

Bisous et à bientôt 😘

Vanessa🌻

Fontes:

https://noticias.r7.com/hora-7/fotos/mumia-de-farao-ganha-passaporte-egipcio-para-viajar-de-aviao-28092018?amp

https://history.uol.com.br/noticias/farao-ramses-ii-precisou-tirar-passaporte-3000-anos-depois-de-morto

8 comentários sobre “O Passaporte da Múmia ⚰️

Deixe um comentário