Bonjour mês amis, ça va bien?



Cena do filme Meia Noite em Paris
Eu já escrevi sobre a Livraria no blog, é um dos meus lugares favoritos em Paris, sempre levo meus amigos para conhecer esse lugar único, e amo fotografar os arredores, que é único e mágico.
A livraria possui também uma cafeteria ao lado, charmosa e calorosa, definitivamente um lugar especial.
A livraria com certeza faz parte da alma de Paris, principalmente do bairro Saint Germain des Prés, ela torna o ambiente mais lindo com sua linda arquitetura e seu público apaixonado.
Diante desse momento difícil, venho expor a triste realidade da Livraria e quem sabe até ajudar para que isso mude.
Shakespeare and Co é uma livraria de língua inglesa no coração de Paris, em frente à Notre-Dame. Tem sido um ponto de encontro para escritores e leitores por quase setenta anos, ela foi um ponto de encontro para os grandes escritores expatriados da época, incluindo Hemingway, Stein, Fitzgerald, Eliot e Pound.
Nessa Foto Ernest Hemingway e três mulheres, incluindo Sylvia Beach (terceira a partir da esquerda), diretora da Shakespeare and Company, do lado de fora da loja em 1926. Fotografia: Coll Lausat / Keystone-France / Cam
E foi Sylvia (filha do fundador da loja) quem primeiro publicou Ulisses , de James Joyce , quando ninguém mais ousou. A livraria se tornou um centro para a vida literária anglófona, e desde o primeiro dia, escritores, artistas e intelectuais foram convidados a dormir de graça entre as estantes, desde então, cerca de 30.000 pessoas já se hospedaram na livraria.
Todas as vezes que fui lá eu vi esses escritores hospedados, alguns até tocando piano, são experiências marcantes que não esquecemos nunca!
Esses convidados são chamados de Tumbleweeds, em homenagem às plantas sem raízes e rolantes que “entram e saem com os ventos do acaso”, lindos não?
A Shakespeare and Co. tem sido uma verdadeira instituição em Paris desde sua inauguração em 1919, se ela desaparecesse, todos lamentaríamos. Sylvia Whitman, que dirige a instituição com seu marido David Delannet.
Devido a Pandemia, desde março de 2020, a livraria “Shakespeare and Company” viu suas vendas caírem em 80% e, diante disso, a livraria enviou um e-mail para seus clientes fiéis com os seguintes dizeres:
“Como muitas empresas independentes, estamos lutando, tentando encontrar um caminho para avançar neste momento em que operamos com prejuízo”
Com a crise de saúde afastando os clientes, ela acrescenta que ficaria “particularmente grata se alguns de [nós] pudessem fazer o pedido em seu novo site”.
“Já usamos todas as economias da livraria (…), também nos beneficiamos do apoio do governo, (…) mas isso não cobre tudo, e temos muito aluguel vencido ”.
Você pode participar do renascimento da livraria e faça suas compras de Natal pelo site:
https://friendsofshakespeareandcompany.com/
Como Ajudar
Diante do caos, foi criado um programa de associação de um ano criado para apoiar a loja, financeira e espiritualmente, até 2021.
A adesão começa em 45 € para o ano e vai até 500€, são vários benefícios, você receberá conteúdos exclusivos, edições limitadas e até livros autografados.
Mais detalhes você encontra no site.
Você também pode comprar livros, postais e souvenires pelo site, são lindos!
Espero que tudo dê certo e que a solidariedade fale alto nesse momento! 🙏🏼
Bisous et à bientôt ♥️
Vanessa 🌻
Fontes:
➡️Paris zig zag
➡️Shakespeare and Co (Site)
➡️Razões para acreditar (página no Facebook)
➡️https://www.vanityfair.com/culture/2014/11/shakespeare-and-company-paris-george-whitman/amp
➡️https://unpackingthebookstore.susqu.edu/shakespeare-and-company-rough-draft/
➡️https://amp.theguardian.com/books/2019/nov/15/100-years-shakespeare-and-company-paris-modernist-tourist
Olá, parabéns pela iniciativa e creio que consigam facilmente atingir seu intento.
Um lugar tão sui generis não pode morrer.
Obrigado pelo compartilhamento!!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Com certeza Daniel, e ela não é a única em pedir socorro, a livraria Gibert Jeune, um lugar mítico no Quartier Latin tbm já deu alarme e pede ajuda, estou pedindo aos amigos que quiserem comprar livros aqui, dar preferência às duas.
Em breve eu tbm vou comprar alguns.
Forte abraço
CurtirCurtir