Os Leilões com Objetos e Joias de Maria Antonieta 👑💍👠💎

Bonjour mes amis, ça va bien? 

Hoje vou falar sobre os leilões das joias da Rainha Maria Antonieta que já aconteceram pelo mundo, são joias fantásticas ou até partes delas, tudo isso envolve muita história e valores inimagináveis, pode até chocar a primeira vista, mas o valor histórico de cada item é realmente enorme, vem comigo!   

Primeiramente vou falar do sapatinho que acabou de ser leiloado no Palácio de Versailles, onde a rainha – que entrou para a história como um símbolo dos excessos da monarquia francesa – e o rei Luis XVI mantiveram sua corte antes de serem guilhotinados em 1793. O sapatinho leva o seu nome no salto, e Jean-Pierre Osenat, da casa de leilões que conduz a venda, afirmou que acredita-se que ela o usou regularmente durante o dia a dia no palácio e o preço inicial foi 10 mil euros, mas foi vendido pelo valor de 43.750 euros, ou seja, cerca de 280 mil reais).O sapato está em boas condições. Mede 22,5 cm de comprimento e é feito de pele de cabra com seda na ponta, sola de couro e salto de 4,7 cm.

No peito do pé, apresenta um detalhe de quatro fitas plissadas sobrepostas.

Realmente, não tem como negar que Maria Antonieta é alguém que desperta o interesse do mundo inteiro, ela rende bons lucros à França até hoje, são livros, filmes, souvenires e um palácio que possui muita história, mas a principal moradora foi Maria. Antonieta.
O Palácio de Versalhes é constantemente reformado, reformaram o quarto já pouco tempo, um luxo que merece ser visitado, sem falar na Fazendinha da Maria Antonieta, imperdível e falei sobre ela no blog. Uma outra joia que pertenceu a rainha (um pingente de pérola natural com diamante) foi vendido por mais de R$ 135 milhões e só nesse leilão foram leiloadas dez peças que pertenceram à rainha. 

(Fotos de DANIEL LEAL OLIVAS / AFP)

A História das Joias

➡️ Antes de ser presa, Maria Antonieta embrulhou suas pérolas, diamantes e rubis em algodão, colocou-as em um baú de madeira e as enviou para Bruxelas.

➡️ Uma vez embaladas e trancafiadas num baú de madeira, as pedras preciosas que Maria Antonieta havia trazido consigo de Viena foram remetidas ao cabeleireiro Léonard, que deveria leva-las até Bruxelas na companhia do duque de Choiseul. A rainha esperava poder viver do dinheiro da venda dessas joias, caso conseguisse escapar da França. Em carta a Léonard, ela disse o seguinte:
➡️ No total, as joias no baú entregue a Léonard valiam aproximadamente 350.000 livres (algo em torno de 1,5 milhão de dólares). Uma parte delas foi remetida ao conde Mercy-Argenteau e transportada em sigilo para Viena. Outras foram desmembradas e as pedras e demais ornamentos vendidos separadamente e assim muitas joias se espalharam pelo mundo ou se perderam no tempo.

➡️ Uma das irmãs de Maria Antonieta reinava em Bruxelas e lá também vivia um dos seus homens de confiança, o conde de Mercy-Argenteau.  Ele mesmo se encarregou de enviar os objetos a Viena,  para que o imperador austríaco e sobrinho de Maria Antonieta, Francisco II, as mantivesse a salvo.

➡️ Após as mortes de Luís XVI e Maria Antonieta, em 1793, e do filho mais novo do casal que morrera em cativeiro, a única sobrevivente da Revolução Francesa foi a filha do casal real, Maria Teresa da França, que foi colocada em liberdade em dezembro de 1795.

➡️ Após a sua chegada em Viena, o imperador austríaco lhe deu as joias de sua mãe, zelosamente preservadas.

➡️ Casada em 1799 com o primo, Luís Antônio, duque de Angoulême, a filha de Maria Antonieta levou uma vida bastante infeliz, devido às situações difíceis vividas por ela na juventude e ao seu matrimônio, que se provou estéril. ➡️ À beira da morte, em 1851, Maria Teresa deixou suas joias para uma sobrinha, que tinha como filha adotiva, Louise de France, duquesa de Parma e neta do rei Carlos X, por sua vez, as passaria para seu filho Robert I, último duque reinante de Parma, antes de o ducado ser anexado ao Reino da Itália.

➡️ Assim, algumas das pedras preciosas que um dia pertenceram à ultima rainha da França ficaram espalhadas entre o ducado de Parma, a Áustria e a França.

➡️ Infelizmente, a grande maioria dos colares e braceletes de pérolas naturais de Maria Antonieta (que valiam na época até mais do que diamantes), foram desmembradas e utilizadas na confecção de novos conjuntos. Seu paradeiro, portanto, se perdeu com o tempo.

➡️ O que sobrou pode atualmente ser visto em muitos museus e galerias de toda a Europa e dos Estados Unidos, como o Diamante Hope, que foi localizado no início do século XIX na coleção do rei George IV da Inglaterra, e o diamante regente, que foi entregue a Napoleão Bonaparte.

➡️ Ambas as pedras, de valor inestimável, eram utilizadas por Maria Antonieta em ocasiões solenes, ornamentando seus vestidos e penteados, conforme podemos observar em alguns retratos pintados.

➡️ Em novembro de 2018, a Sotheby’s de Geneva realizou um grande leilão contendo algumas pedras preciosas da Coroa francesa, que eram propriedade da família real Bourbon-Parma, incluindo as famosas joias da rainha.

➡️ Entre elas, destacam-se um broche com laço de diamante, brincos e colares de pérolas naturais, um anel com o monograma MA e outro com uma miniatura de Antonieta em perfil. Estima-se que o lote foi arrematado pela impressionante bagatela de 33 milhões de libras, dado à importância atribuída à sua antiga proprietária.

No Louvre podemos ver várias joias da coroa francesa, recomendo muito a visita.  

Bom pessoal, essa é uma história e tanto né! Para mim foi uma grande surpresa saber do destino das crianças da Maria Antonieta, pois todo mundo que conversei dizia que elas haviam sido mortas, mas vimos aqui que o garoto realmente faleceu, mas a menina MariaThérèse sobreviveu.

Espero que tenham gostado e até a próxima semana !

Bisous et à bientôt 😘

Vanessa🌻

Fontes:

➡️ https://rainhastragicas.com/2020/05/01/joias-de-maria-antonieta/amp/

➡️ https://extra.globo.com/tv-e-lazer/sapato-de-seda-de-maria-antonieta-vai-leilao-na-franca-com-lance-inicial-de-646-mil-24746489.html?versao=amp

➡️ https://forbes.com.br/colunas/2020/11/sapato-de-seda-de-maria-antonieta-vai-a-leilao-em-versalhes/

➡️ https://oglobo.globo.com/economia/colecao-de-joias-pertencentes-maria-antonieta-vai-leilao-em-genebra-23229528?versao=amp

2 comentários sobre “Os Leilões com Objetos e Joias de Maria Antonieta 👑💍👠💎

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s