O Ponto Zero e o Meridiano de Paris⚜️

Bonjour mês amis, ça va bien ?

Hoje vou levar vocês para conhecer o ponto zero de Paris e também conhecer um pouco mais sobre o meridiano de Paris, vem comigo! Diz a lenda que aquele que pisa no Ponto Zero retorna sempre à Paris, será?

Para mim basta você vir a Paris uma vez e já será tomado por uma paixão avassaladora que o fará vir quantas vezes for possível.

Minha primeira vez em Paris em 2010

No meu caso, não bastou vir passear, eu vim para morar mesmo, o sentido que Paris tem em minha vida vai além de qualquer entendimento e muito além de qualquer explicação, eu simplesmente sinto que voltei para casa, de onde nunca deveria ter saído, aqui é meu lugar no mundo! ♥️

Já morando em Paris em 2019

Mas vamos voltar ao tema! 😊

O ponto zero de Paris nada mais é o marco geográfico que determina o quilometro zero de todas as estradas que saem da cidade, servindo de referência para o cálculo das distâncias entre Paris e as demais cidades francesas.

Muita gente que visita a cidade acaba passando por ele sem se dar conta.

Localizado há pouco mais de 30 metros da entrada da Catedral de Notre Dame, ele é formado por uma rosa dos ventos gravada no centro de um medalhão octogonal de bronze, o qual está no centro de 4 peças de pedra, formando um círculo.

Em cada uma dessas pedras, as inscrições em letras capitais: “POINT”, “ZÉRO”, “DES ROUTES” e “DE FRANCE” – que significa, “Ponto zero das estradas da França”, mas infelizmente, aos poucos, foi perdendo os detalhes do relevo de tanto ser pisoteada.

Medalhões do Meridiano

Foto Hugovoyages sur Wikipedia

Alguém aí leu o livro ou assistiu ao filme “O Código Da Vinci”?

Quem se lembra dos medalhões da Linha Rosa, que ficaram mundialmente conhecidos ao serem mencionados no livro O Código da Vinci?

O termo Linha Rosa que aparece no livro corresponde a Meridienne de France – o meridiano que atravessa a cidade de Paris e que fica situado a 2° 20′ 14,025″ a leste do meridiano de Greenwich.

Dentro do território francês o meridiano tem como pontos extremos as cidades de Dunquerque e Perpignan.

O meridiano que atravessa Paris foi definido em 1667 pelos matemáticos da Academia Francesa na época da construção do Observatoire de Paris e até 1884 foi usado como meridiano de referência no cálculo de distâncias geográficas e do sistema métrico.

Na Conferência Internacional de Washington de 1884, composta por representantes de 25 países, definiu-se que o primeiro meridiano passaria a ser o de Greenwich ao invés da Meridienne de France. Dentre os países participantes, apenas dois foram oficialmente contrários a essa decisão: França e Brasil.

Os medalhões mostrados no filme compõem um monumento dedicado a François Arago – cientista e homem político francês, que recebeu postumamente essa homenagem por ocasião das comemorações do bicentenário de seu nascimento.

François Arago utilizou o meridiano francês para realizar os cálculos do sistema métrico padrão. Além desse monumento, o cientista também teve seu nome gravado na Tour Eiffel e um asteróide foi batizado de 1005 Arago em sua homenagem, fantástico, né!

Se você andar atento, com certeza irá encontrar esses pequenos medalhões, estão em lugares muito visitados, em Montmartre, perto da Galeria Lafayette, na galerie de Nemours no Palais Royal, no Louvre, atrás da Pirâmide, na rua Rivoli na entrada da passagem direta para o Louvre, na entrada do jardim Luxemburgo e por aí vai, são 135 medalhões no total e distribuídos pela cidade ao longo do meridiano.

Deste total, 134 medalhões estão cravados no solo parisiense perfilados sobre a Meridienne de France, um apenas não fica no chão – justamente o que está instalado na coluna da Place de l’Île de Sein.

A coluna fica alinhada com o Observatoire de Paris, cujo centro também é atravessado pelo meridiano. Os medalhões em homenagem a François Arago foram concebidos pelo artista holandês Jan Dibbets e instalados na cidade de Paris em 1994. Cada medalhão leva o nome de Arago e as indicações de Norte e sul. Eu já vi várias vezes esses medalhões, eles chamam a atenção, mesmo sendo tão pequeninos e sempre vejo pessoas curiosas acerca deles, com certeza muitos conhecem apenas por causa do livro de Dan Brown.

Espero que tenha gostado de saber sobre mais esses detalhes preciosos de Paris,

Bisous et a bientot 😘

Vanessa 🌻

Fontes : 

➡️http://www.parisiloveyou.com.br/voce-conhece-a-lenda-do-ponto-zero-de-paris/

➡️wikipedia

➡️https://www.itinerariodeviagem.com/destinos/notre-dame/

3 comentários sobre “O Ponto Zero e o Meridiano de Paris⚜️

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s