Dificuldades de se Viver em Paris 😩x🥰

Bonjour mês amis, ça va bien? 
Hoje vou falar com vocês sobre dificuldades que encontro por aqui, citarei algumas, são
coisas chatas, que dificultam a nossa vida, mas não chegam a desmotivar, bem, pode até atrapalhar, mas ainda sim continuo apaixonada por Paris e não será isso que vai me tirar daqui, então vem comigo! 

🔴 Dossiê 

Esse povo adora um dossiê, papelada pra tudo, burocracia no nível hard, eles não simplificam, aliás, se puder complicar eles complicarão, isso é estressante, não posso jogar nenhum papel fora, tenho até medo disso, mas é a vida francesa. 

🔴 Alugar studio (concorrência ) 

Alugar aqui é complicado, desde um mísero chambre de bonne até um apartamento você enfrentará dificuldades. A concorrência é grande, o proprietário vai escolher pra quem vai alugar, ele tem uns 10 dossiês pra analisar e escolher o mais incrível pra ele. 
Para alugar geralmente irá analisar seu salário (deve-se ganhar 3 vezes o valor do aluguel), tem que tem contrato de trabalho fixo (autônomos enfrentarão mais burocracia tbm), tem um garant (fiador), algo dificílimo de conseguir e é muito chato de solicitar, além disso você paga a caução/depósito, pensem, ao entrar paga-se um aluguel + 1 ou 2 cauções, que deverá ser devolvido ao final caso não tenha problemas, tipo aluguel atrasado ou problemas no apartamento. 
A gente brinca que alugar um studio/apartamento em Paris é fácil, você só precisa ter um contrato de trabalho por tempo indeterminado de 6000 €/mês, 18 meses adiantado, um fiador, 2L de sangue, 1 rim e um unicórnio ! 😩🦄

🔴 Preço de Moradia

Preço sempre caro, você chega ao ponto de pagar 700€ em 11 metros quadrados, e fique feliz se conseguir, pois tem disputa. 
Para comprar apartamento é a mesma concorrência, dizem que tem casos de vender um imóvel um dia e meio após anunciar a venda.

🔴 Medo de incêndio 

É um grande risco, mas também com prédios tão antigos…

Eu morro de medo, eu gosto de apartamentos baixos ou até no térreo por causa disso, pois realmente não é raro acontecer incêndio por aqui. 

🔴 Alugar Apartamento no RDC

Alugar apartamento no térreo (aqui chamamos de Rez-de-chaussé, que é o resto de chão ou seja, térreo) pode ser bom, prático, mas tem dois problemas: risco de ter rato e arrombamento). 

Eu moro no RDC e nunquinha vi rato aqui, Deus me livre e nunca tive o apartamento arrombado também, roubado, nada, mas existe esse risco, principalmente em férias quando as famílias viajam, o melhor é ter porta blindada, custa uns 2 mil euros e também ter seguro para esse tipo de situação. 

🔴 Localização do imóvel (importante) 

Sempre escolha imóvel de acordo com a localização, nunca despreze o local, isso facilitará sua vida, tanto na qualidade de vida quando para conseguir trabalho, escola para filhos e segurança. 

Paris não é só glamour, aqui tem lugares perigosos também, eu sempre me cuido para sempre viver em lugares que me sinto bem, afinal eu não saí do Brasil pra passar por riscos  além do esperado. 
Eu moro perto da torre, aqui no 16eme, adoro, estou super acostumada e adaptada, para trabalhar é ótimo e não preciso pegar trem pra chegar na cidade, o que facilita a vida. 

🔴 Pegar Metrô ou Trem em Greve 

Pegar metrô e Trem em dias de greve é insuportável, você vai ficar estressado, nao tem como não surtar, vira uma sardinha e por isso eu moro dentro de Paris, para não precisar de pegar trem ou metrô lotado, a minha intenção é sempre viver dentro de Paris, mas veremos o que o destino me reserva…

🔴 Medo de Arnaque na Internet 

Arnaque é fraude/estelionato, aqui tem muita fraude, você tem que tomar muitos cuidados ao procurar trabalho na internet, alugar imóveis, são muitas fraudes e sempre muito criativas, a gente vai ficando esperto, mas já vi amigos que caíram e perderam muito dinheiro. 

🔴 Escada até Sexto Andar 

Para alugar chambre de bonne é sempre importante verificar se tem elevador, pois senão você terá que subir escada todos os dias, seis sete andares, imagine com mala, compras de supermercado, fazer mudança, chegar em casa cansada , descer e ver que esqueceu algo, ninguém merece, eu já passei por tudo isso, é muito ruim! 

🔴 Mal humor das Pessoas 

A gente até entende que temos variações de humor, altos e baixos, mas a maioria dos franceses ficam de mal humor sempre,  eu não sei o que estressa tanto esse povo, um atraso no ônibus, uma fila do mercado ou caixa eletrônico, logo começam a bufar, parece cavalo relinchando, eu fico estressada com francês estressado na fila atrás de mim. 

Eu como uma boa brasileira tenho o hábito de levar a vida com certa leveza, não é qualquer coisa que me estressa, acho que tenho mais motivos para sorrir do que ficar lamentando e não acho que lamentar e jogar as frustrações em outras pessoas adianta algo, pra mim se muda a vida com atitudes e não com mal humor ou reclamações, aliás, eu fujo de mal humor das pessoas.

🔴 Vicio em Cigarro 

Ô povo que fuma, aqui você vê adolescente fumando junto com pai e mãe, nesse aspecto o Brasil está muito adiantado, pois a campanha antitabagismo é grande por aí. 

Eu tenho problemas com cigarro, tenho horror mesmo e com o tempo piora, fico mais intolerante, andar nas ruas e sentir que vem fumaça na cara, dá vontade de brigar, geralmente só mudo de calçada e sigo a vida, mas que dá raiva isso dá. 

🔴 Compras Parceladas 

Geralmente não compramos nada parcelado no cartão de crédito, algumas vezes é possível através de financiamento que tem que ser pré aprovado, mas aquela forma que somos acostumados no Brasil não existe aqui. Tem o lado bom, você compra mais a vista, mas o lado ruim é que dificulta muita coisa quando se pode facilitar. 
Bom pessoal, essas são algumas das coisas que tornam a vida aqui mais complicadinha, nada que nos impede de continuar aqui, mas são algumas das dificuldades. 
Espero que tenham curtido saber sobre essa visão menos glamourosa, mais real, porém não se sintam desmotivados, pois Paris ainda é fabulosa por milhões de outros motivos, muitos deles estão nesse blog, basta ler! 
Bisous et à bientôt
Vanessa 🌻

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s