Paris sem carros, será possível? 🚘🚇🛴🚲

Bonjour mês amis, ça va bien? 

Hoje vou mostrar para vocês como Paris pretende eliminar das ruas os carros particulares movidos a combustíveis fósseis até o início dos Jogos Olímpicos em 2024, é um desafio enorme e gera muitos conflitos, pois os carros são necessários, até aonde o controle do Estado sobre a liberdade do individuo?  Vamos falar sobre isso, vem comigo! 

Paris foi oficialmente escolhida como a sede dos Jogos Olímpicos de 2024 e com um orçamento de 6,8 bilhões de euros, Paris promete não exagerar em instalações desnecessárias – os “famosos elefantes brancos”. 

Tudo indica que o maior desafio de Paris até 2024 será transformar a forma com que a cidade se move, pelo que vejo, estamos vivendo os últimos tempos de predomínio dos carros nas ruas de Paris. A Prefeita Anne Hidalgo tem pressa em solucionar os altos índices de poluição do ar, que matam cerca de 6.500 pessoas por ano na Grande Paris, e sabe que para isso precisará de ações rigorosas e algumas dessas ações já estão acontecendo.

🔴 Projeto Cidade de 15 minutos

Imagine ter acesso a todos serviços básicos, trabalho e lazer a uma distância de 15 minutos a pé do lugar onde se mora.

Essa é a visão defendida pelo professor franco-colombiano Carlos Moreno e também defendida pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

Em linhas gerais, numa cidade do tipo é possível ter acesso aos serviços relevantes para o cotidiano – como trabalhar, ter aulas, ir a restaurantes, cinemas e outras atividades culturais – em 15 minutos caminhando ou de bicicleta.

O conceito é parcialmente inspirado no trabalho da escritora e ativista canadense Jane Jacobs, autora de “Morte e vida das grandes cidades”, que via os bairros como conectores sociais.

O Projeto de revitalização urbana inclui outras metas:

➡️Força policial desarmada de 5000 pessoas

➡️Compromisso de plantar árvores

➡️Multas pesadas para quem jogar lixo na rua

O conceito já foi objeto de estratégias e investimentos em lugares como Ottawa, no Canadá, Detroit, nos Estados Unidos, e Barcelona, na Espanha, segundo especialistas.

Paris passará por um longo processo de adaptação para que isso aconteça.

As metas traçadas incluem: 

➡️ O aumento no preço dos estacionamentos,

➡️ Veículos a diesel fabricados antes de 1997 estão banidos da região central

➡️ Excluir 150 mil vagas para automóveis

➡️ Transformar estacionamentos em ciclovias, 

➡️ Foi anunciado, ainda, o “Tramway Olympique“, um bonde elétrico que vai percorrer as vias superiores ao longo do Rio Sena em ambos os sentidos em uma linha que se estenderá por 11 quilômetros. O projeto leva o nome Olímpico, já que é parte do esforço para aliviar congestionamentos em três linhas de metrô durante a realização do evento.

➡️Em relação ao transporte público, os táxis e ônibus deverão ser autônomos e elétricos

➡️Também serão construídas 68 novas estações de metrô para atender as 10 milhões de pessoas que moram nos subúrbios Há um bom tempo que Paris já havia se comprometido com ações para reduzir o número de carros que circulam pela cidade e, consequentemente, melhorar a qualidade do ar, tanto que no dia “Paris sem carros” a Avenida Champs Élysées é fechada para automóveis, geralmente acontece aos domingos.Atualmente, 6.500 parisienses morrem por ano por causa da poluição, de acordo com dados oficiais.

“Os Jogos serão, acima de tudo, a construção da identidade da Grande Paris”  Essa crença tem origem nos planos ambiciosos da cidade, que visam, de forma geral, devolver os espaços públicos aos pedestres e ciclistas e investir em meios de transporte não poluentes, além disso, a ideia é que, com a diminuição do uso dos carros particulares e a otimização do transporte coletivo, o anel rodoviário de Paris, que hoje separa o centro dos subúrbios, desapareça. Paris vê nos Jogos Olímpicos de 2024 a oportunidade de cumprir suas “promessas” e metas com a população e com a qualidade de vida, em vez de apenas atender a demandas do Comitê Olímpico Internacional (COI). 

Não será a realização dos Jogos que mudará a cidade, e sim os projetos que farão de Paris a capital referência em políticas públicas e redesenho urbano por soluções climáticas. Bom, a primeira vista essa mudança parece muito positiva, linda de se ver, mas tem que haver um consenso com a população, pois enquanto muitos estão de acordo, são contra carros e a favor da pauta ecológica, muitos outros criticam muito as mudanças drásticas.

Segundo os críticos, as novas normas limitam muito o tráfego de carros, os estacionamentos estão cada vez mais raros, combustíveis caros e isso gera o caos.

Acontece que, infelizmente, muitas pessoas são reféns de carros, precisam deles para se locomover e obrigar a todos utilizaram transporte público e bicicletas é bem complicado, ainda mais em Paris, aonde as greves dos transportes públicos são constantes e nesses dias usar metrô é terrível, eu já saio com calmante na bolsa, não queiram saber o quanto é tenso, pois além de passar mal no metrô por causa do tumulto, tentar pegar um uber é certeza de ser caríssimo, então o stress é gigante, imagine se tirar o carro da população! 

Conhecemos bem o dito popular que diz

E seu direito acaba onde começa o dos outros”, isso envolve bom senso, ética e valores morais, além de direitos e deveres assegurados em Lei. … É muito importante conhecê-los para saber seus direitos e, sobretudo, respeitar os dos outros. 

Bom, fica a reflexão! No fundo, todos nós desejamos ver Paris sempre bela e que a população tenha qualidade de vida.

Por hoje é só e desejo a todos uma ótima semana et à bientôt !

Beijos 😘

Vanessa 🌻

Fontes:

Conexão paris 

Globo.com 

Uol 

Blog Meia Noite em Paris 

Mobilize.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s