
Bonjour mês amis, ça va bien?
Hoje vou levar vocês a mais um museu fantástico ligado a medicina, também pouco conhecido, mas fabuloso, é o Museu da História da Medicina, vem comigo!

Trata-se de um lugar incrível localizado na antiga Faculdade de Medicina desde 1971.

Visitar esse museu será uma experiência única, é uma viagem no tempo que te levará ao fabuloso mundo da medicina e a evolução das técnicas ao longo dos tempos, durante o percurso você verá suas vitrines repletas de peças raras, muitas vezes de beleza surpreendente e até assustadoras, mas não menos incríveis, é a história, é a realidade que nossos ancestrais enfrentaram para que hoje possamos ter acesso a uma medicina moderna e que ainda busca evoluir, crescer e sempre visando o bem do Ser Humano.




⚫️Acervo
➡️Anatomia
➡️Aparelhos
➡️Curiosidades
➡️Desenhos
➡️Documentos
➡️Evolução
➡️História
➡️Instrumentos
➡️Medicina
➡️Ferramentas
➡️Ciências
➡️Ciências Naturais
➡️Carpintaria
⚫️Coleções Científicas e Técnicas
➡️Cirurgia de emergência
➡️Ginecologia
➡️Arte de cortadores e litotrips
➡️Instrumentos de otorrinos e oftalmologistas
➡️Instrumentos de dentista
➡️Coleção de farmacêuticos
⚫️Coleções de Arte e Biblioteca
➡️O museu é herdeiro da coleção de pinturas da antiga Faculdade de Medicina
➡️Mil gravuras e litografias,
➡️1600 autógrafos e fotografias
➡️800 bookplates de médicos e cirurgiões
⚫️Época das Coleções
➡️Rococó (século 18)
➡️Neoclassicismo (século 18 – 19)
➡️Romantismo (século 18 – 19)
➡️Realismo (século 19)
➡️Impressionismo (século 19)
➡️Simbolismo (século 19)
Desde o início do passeio sob o soberbo telhado de vidro do museu, pelas vitrines montadas em finas carpintarias, rapidamente compreendemos que na Idade Média e durante muitos anos, as prioridades da medicina não eram exatamente as mesmas de hoje.




Você verá coleções de serras e instrumentos necessários para realizar amputações, cuja precisão e eficiência têm melhorado com o tempo.


Ferimentos graves de guerra (se a amputação foi realizada por uma espada inimiga, as ferramentas permitem fazer um belo de um coto, como indica a placa abaixo do instrumento, em caso de infecções em estágio avançado sem tratamento conhecido.

Outro método obviamente muito popular entre os médicos da época, a boa e velha trepanação, muito claro o fato de fazer um furo na caixa craniana de um indivíduo consentindo.




Muitos utensílios foram criados e aperfeiçoados ao longo dos anos, mas o que chama a atenção é todo o requinte trazido para a confecção de verdadeiros kits de trepanação, as pontas brilhantes perfeitamente alinhadas em caixas forradas a veludo.




A região púbica também foi o centro das atenções, muito vulnerável a doenças e diversas patologias em nossos idosos. Os infortúnios vindos de baixo foram numerosos: infecções anais, fístulas, pedras e outras enfermidades urinárias tratadas com a ajuda de instrumentos finos e sutis, que despertam em nós uma certa compaixão, ou no meu caso, talvez pânico!

No andar de cima, ao longo da passagem acessível ao público, é uma espécie de galeria de máquinas exposta, que conta os sucessivos avanços da exploração do coração, da neurologia, da radiologia, da farmácia, entre outros.


Nas colunas centrais e entre as janelas do térreo, deparamo-nos com impressionantes manequins anatómicos, mas também com bustos de médicos, cirurgiões, anatomistas, e também com uma das “obras-primas” do museu, aos nossos olhos atraídos por tudo o que combina beleza com macabro: uma mesa pedestal desenhada por Efisio Marini, médico naturalista italiano, oferecida a Napoleão III.

É composto de “cérebro, sangue, bile, fígado, pulmões e glândulas petrificadas, sobre as quais estão um pé, quatro orelhas e vértebras decepadas.

Visitar esse museu é quase que obrigatório para todos que estão ligados a Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia, seja por atuação, seja por admiração ou curiosidade, porquê não?
Espero que tenham gostado e não deixem de visita-lo!
Endereço: 12 Rue de l’École de Médecine, 75006 Paris
- Duração da visita: cerca de 2 horas
- Acesso por transporte público: Saint-Michel Notre-Dame (RER B ou C) ou Metro Maubert-Mutualité (Linha 10)
Bisous et à bientôt 😘
Vanessa 🌻
Fontes:
Explore Paris
Paris Zig Zag