A Agência Bancária mais linda de Paris💰💶💲

Bonjour mês amis, ça va bien?

Hoje vou levar vocês para conhecer a mais bela agência de banco de Paris, é inacreditável o quanto é lindo, vem comigo!

No número 29 do Boulevard Haussmann, bem no centro de Paris, encontra-se o edifício que serviu como sede do Grupo no século passado. Uma verdadeira obra-prima arquitetônica, algumas partes agora estão na lista de monumentos históricos. No início do século XX, a Société Generale tomou a decisão de adquirir uma nova sede. Muito lotado em seus escritórios na 54-56 rue de Provence, o banco ficou interessado em um bloco de edifícios atrás da Ópera no Boulevard Haussmann. Competindo com a Galeries Lafayette, eles a adquiriram oficialmente em 2 de abril de 1906. O Conselho de Administração decidiu contratar os serviços do arquiteto Jacques Hermant, professor das Beaux-arts de Paris, para transformar esses prédios de apartamentos, ocupando 2.600 quadrados. metros, em um estabelecimento bancário. Os trabalhos duraram seis anos. Em 26 de junho de 1912, a nova sede foi aberta no 29 Boulevard Haussmann, na presença do barão Hély d’Oissel, presidente da Societe Generale.

O resultado superou todas as expectativas. Na fachada externa, o térreo e o mezanino são finalizados em alvenaria rústica horizontalmente, pontuada por baías arqueadas com grades sobre um pedestal de pedra Comblanchien. No Boulevard Haussmann, a parte superior é um frontão decorado com esculturas alegóricas, no terceiro andar, contra os pilares e entre as varandas, seis estátuas de estilo coríntio foram instaladas em 1919 para ilustrar vários aspectos do comércio e da indústria. Três grandes baías compunham a entrada. Seus cofres são enfeitados com grotescos esculpidos.

Aberto por todos os lados, o grande salão central tem um design luxuoso e inovador. A sala trapezoidal ocupa a maior parte do térreo, com um grande balcão circular no centro, apelidado de “o queijo”. Em 1919, um mezanino foi construído para dar espaço extra aos funcionários. A peça central do salão é a esplêndida cúpula de pináculos que se projeta sobre ele. Ele está suspenso a 23 metros acima do solo, do telhado, com uma estrutura metálica, tipo guarda-chuva, composta por um sistema autoportante de perfis de aço finos. Vidro e metal se misturam harmoniosamente para formar um espaço fechado, preservando a iluminação do teto. A cúpula de 18 metros de diâmetro, projetada pelo mestre artesão de vidro Jacques Galand, exibe uma elegante gradação de cores. É composto por 51 partes cônicas dispostas a partir de uma rosa central. A decoração interior contribui para o charme do edifício. As quatro arcadas apresentam um brasão no centro, representando a Société Générale em Paris, Lyon, Marselha e Bordéus. Medalhões de bronze decoram suas bases e simbolizam as atividades do banco em toda a França. Os cantos são embelezados com o monograma “SG”. As ferragens decorativas são compostas por folhas de carvalho e bolotas e o todo é cercado por uma grade de ferro forjado. O piso de mosaico é obra dos ceramistas Alphonse Gentil e François-Eugène Bourdet. Ao redor da rotunda do salão, um padrão vegetal de folhas entrelaçadas e com nós forma uma enorme roseta. No chão, doze placas de cobre a céu aberto com estampas ornamentais ocultam os dutos de aquecimento e ventilação. O porão contém os quartos fortes, todos em aço. Estes são dispostos em quatro níveis, sendo o mais baixo 11 metros abaixo do solo. Uma porta circular impressionante, revestida de aço brilhante com reflexos dourados e prateados, guarda a única entrada. Desenhada pelos serralheiros Fichet, a peça foi construída no Creusot (centro de ferro da França), transportada por ferrovia para Paris e depois levada ao Boulevard Haussmann em uma carruagem puxada por nove cavalos. O diâmetro da porta exterior é de 2,76 metros. Ele pesa 18 toneladas e sua blindagem tem 40 centímetros de espessura. Um tambor de acesso conecta-o a uma segunda porta reforçada. No interior, os quartos contêm 399 quartos fortes, representando um total de 8.134 cofres e 22 cofres. Essas salas do porão são abertas apenas progressivamente para os clientes. Hoje, o Ramo Central ainda mantém seu caráter original, para o grande prazer de clientes e funcionários. É aberto ao público para o Heritage Days (um evento cultural na Europa). Desde 1915, este edifício abriga a sede do banco e, apesar de o conselho de administração ter se mudado para o centro de negócios em Paris-la Défense, permanece assim.

Esse maravilhoso monumento está localizado no Boulevard Haussmann número 29, se passarem perto não percam a oportunidade de admira-lo!

Bisous et à bientôt 😘

Vanessa 🌻

Fonte: © Archives Historiques Société Générale

Deixe um comentário