Bonjour mês amis, ça va bien?
Hoje vou levar vocês para conhecer um pouco sobre uma maravilha parisiense, a Ópera Garnier de Paris e sua região deliciosa, então vem comigo!
Estamos no meio da riqueza parisiense. Um puro prazer percorrê-la e se deixar deslumbrar!
Ela ocupa uma superfície de 11.000 m ² e um palco que comporta até 450 artistas.
A Ópera foi projetada no contexto da grande reforma urbana de Paris, liderada pelo prefeito da região parisiense, George Eugène Haussmann. Para a sua construção, em 1859, Haussmann foi autorizado por Napoleão III a promover a limpeza de 12.000 m² de terreno.
O projeto foi objeto de concurso público, em 1861 do qual foi vencedor o arquiteto Charles Garnier (1825-1898), que era então um profissional desconhecido, de 35 anos de idade, e que viria posteriormente a construir também a Ópera de Monte Carlo, em Mônaco.
O estilo é monumental. O prédio é ornamentado e ricamente decorado, com frisos de mármore multicolorido, colunas e muitas estátuas. O interior é também muito rico, com veludos, superfícies folheadas a ouro, querubins e ninfas. O candelabro central do salão principal pesa mais de seis toneladas, e uma segunda pintura do teto foi feita por Marc Chagall. Diz a lenda que a imperatriz Eugénia de Montijo perguntou a Garnier se o palácio seria em estilo grego ou romano, ao que o arquiteto teria respondido: “Ele é no estilo Napoleão III, Madame!”
Pode-se visitar a grande escadaria, os foyers, o museu, o espaço de exposição temporária e a sala de espetáculos.
A fachada é ricamente decorada, a escadaria monumental e o salão com tetos pintados por Chagall em 1964. Maria Callas e Rudolf Noureev fazem parte dos artistas que escreveram a história da ópera.
Para conter a pressão das águas e de infiltrações, foi construído nos subsolos da Ópera um lago subterrâneo. O subsolo foi o palco de dramas atrozes, os subterrâneos serviram de calabouços e de terríveis execuções.
Porém, o mistério deste lago, inspirou Gaston Leroux, em 1925 a escrever sua novela “O Fantasma da Ópera”, mundialmente conhecido!
Situada na margem direita do Sena, a área é muito bem servida em transportes , pois tem 19 estações de metrô situadas dentro e nos limites do seu território.
Nessa região encontramos o que há de mais elegante e luxuoso. É um dos passeios preferidos dos turistas e também dos parisienses.
Com certeza ficará encantada com o luxo na Place Vendôme, na Place de l’Opéra ou com as grandes lojas de vários andares, aonde se encontra o melhor da decoração e do vestuário.
Duas das melhores e mais sofisticadas lojas de alimentos de Paris ficam nesse bairro: a Fauchon e a Hédiard.
Espero que possam explorar bem essa região, recomendo sentar nas mesas externas do Café de la Paix, comer um croissant e tomar um chá ou café, quem sabe um chocolate quente!
O croissant é uma das melhores coisas dessa cidade, que aliás, quanto mais quentinho, melhor! Eu amo croissant quentinho! 🥐
Enquanto isso, vá observando os detalhes, as pessoas e após esse café delicioso vá conhecer essa maravilha arquitetônica de Paris e dar um rolé pela região, vale a pena!
Dizem que, se uma pessoa se sentar por um tempo no Café de la Paix, em frente à Opéra Garnier, verá o mundo inteiro passar.
INFORMAÇÕES PRÁTICAS
Opera de Paris Garnier – Place de l’Opera,
➡️9eme arrondissement.
➡️Metrô Opera.
➡️Aberta todos os dias de 10:00 à 18:00.
➡️Fechada nos feriados.
Tarifas:
▶️10€ Adulto
▶️Menores de 25 anos e estudantes 5€
▶️Menores de 10 anos a entrada é gratuita
Bom, espero que tenha sido uma boa ideia para sua próxima vinda a Paris!
Bisous et à bientôt😘
Vanessa🌻
Fontes
Vanessa eu te admiro pakas
Você me dá as diretrizes e história de cada ponto muito bom que está ao meu lado e que passo diante dessas maravilhas quase que todos os dias e pra falar a verdade quando tenho amigos visitando nossa linda Paris, dou uma olhadela no seu blog pra ter o que contar rsrs.
Parabéns por seu trabalho lindo e recheado de coisas boas.
Que Deus continue te dando esse dom maravilhoso de nos agraciar com posts tão ricos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Querido amigo Moisés, escrever é um
Prazer, ainda mais quando posso contar com sua leitura, fico feliz por ter conquistado sua admiração, continue me acompanhando, pois sempre busco contar a história de Paris de uma forma original! Forte abraço
CurtirCurtir