Bonjour mes amis, ça va bien?
Hoje vou mostrar para vocês um lindo museu a se visitar em Paris, não faz parte dos mais visitados, mas eu garanto que você não perderá tempo ao ir no lindíssimo e emocionante Museu Rodin, os românticos entenderão minha dica, então vem comigo!
Instalado em um lindo prédio – antigo Hôtel Biron, o museu conta com um amplo e lindo jardim. A visita ao jardim do museu é essencial, em meio às árvores você encontra as esculturas.
São aproximadamente 300 obras do artista, além de algumas obras de Camille Claudel e até pinturas de Claude Monet, ou seja, trata-se de um belo acervo.
Quem foi Auguste Rodin
Autodidata, Rodin nasceu e viveu parte da sua nos subúrbios de Paris. Iniciou seu interesse pelas artes e desenhos quando ainda era criança.
Aos treze anos entrou na Petite École, escola especializada em arte e matemática. Após os estudos, trabalhou como artesão e até como designer em uma fábrica de porcelana de Sèvres. Com o passar dos anos, Rodin foi ganhando mais visibilidade e as suas obras começaram a fazer sucesso.Diferente de vários artistas, Rodin conseguiu aproveitar o reconhecimento de suas obras e a fama antes de morrer. Até hoje, Rodin continua sendo um dos poucos escultores conhecidos fora da comunidade das artes visuais.
História do Museu Rodin
O museu foi inaugurado em 1919 no Hôtel Biron, local onde Rodin usava como oficina de criação. A ideia de criar um museu veio do próprio Rodin. Ele doou a sua coleção de escultura ao governo francês, mas pediu em troca que o prédio do Hôtel Biron fosse transformado em um museu dedicado às suas obras.
O Museu Rodin ainda tem uma sala com obras de Camille Claudel (a artista foi aluna, assistente e amante de Rodin) e um restaurante no jardim.
Além do endereço de Paris, o antigo estúdio do artista em Meudon também foi transformado em museu.
Conhecido como Villa des Brillants, era aqui que a maior parte das obras do artista era produzida.
Em 1900, 50 pessoas – entre assistentes e fundidores – trabalhavam no local. Além das obras, é possível ver também como era o estúdio e a casa do artista.
➡️A escultura O Pensador
O artista francês procurou retratar Dante em frente aos Portões do Inferno, mas de uma forma heróica e sem deixar de representar o pensamento assim como a poesia. E foi por este motivo que ele fez a escultura nua.
A obra caiu no gosto e passou a ser produzida em escala. Atualmente, são mais 20 cópias espalhadas pelos museus do mundo. Inclusive, uma está no Brasil, no Instituto Ricardo Brennand na cidade do Recife, Pernambuco.
➡️Porta do Inferno Foi produzida por Rodin a pedido do Museu de Artes Decorativas de Paris o qual havia sofrido um incêndio.
Com o tema Divina Comédia de Dante, tem 180 figuras produzidas em bronze. Foi a partir dessa obra que surgiu a escultura “O Pensador” e outras, em tamanhos maiores.
➡️Três Sombras
Foi inspirada nas almas dos condenados que estão na entrada do Inferno, apontando para a frase: “abandone a esperança, vós todos os que aqui entram“.
➡️Curiosidades
➡️ Em maio de 2016, a escultura “A Eterna Primavera” foi leiloada e o valor do arremate final foi um pouco mais de 20 milhões de dólares. A obra esculpida num único bloco de mármore, 80 centímetros de comprimento e 66 de altura e pesa 154 quilogramas, foi a obra mais valorizada (e mais cara) de Rodin, até o momento.
➡️As vezes, andando por Paris você encontra uma obra de Rodin, como na Praça Rodin, no 16º arrondissement de Paris. É uma obra discreta, mas não passa despercebida, é linda!
➡️No Filme Meia Noite em Paris, algumas cenas foram feitas no Museu, onde a cantora e ex-primeira dama Carla Bruni faz papel de guia do museu.
➡️ Camille Claudel foi discípula, assistente e amante de Rodin, viveram um amor intenso e tumultuado, tema que vou desenvolver em um próximo post, pois conhecer a grandiosidade dessa artista é essencial para todos que amamos artes e biografias intensas, a partir dessa biografia entenderemos sua obra profundamente, aguardem!
➡️Informações Práticas 
Endereço: Musée Rodin – 79 Rue de Varenne, 75007 – Paris
Horário: Aberto diariamente, exceto segunda-feira, das 10h as 17h45
Ingressos: 12€
Como chegar: Estação Varenne (linha 13)
Espero que tenham gostado desse passeio e não percam a oportunidade de visita-lo.
Bisous et a bientôt 😘
Vanessa 🌻
Fontes:
Conexão Paris
Realmente é lindo. Conheci quando estive em Paris pela primeira vez. Tenho algumas gravuras dos esboços feitos por Rodin. Vale a pena conhecer!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu amo, inesquecível, tem tbm as obras da Camile Claudel que eu sou apaixonada! Tem um post sobre ela no blog, feito em conjunto com minha mãe Simone. Vc vai gostar! 😘😘
CurtirCurtir
Mais um momento agradável em sua companhia . Passeio lindo e enriquecedor .Amei !
CurtirCurtido por 1 pessoa