Museu Rodin 🤍


Bonjour mes amis, ça va bien? 

Hoje vou mostrar para vocês um lindo museu a se visitar em Paris, não faz parte dos mais visitados, mas eu garanto que você não perderá tempo ao ir no lindíssimo e emocionante Museu Rodin, os românticos entenderão minha dica, então vem comigo! 

Instalado em um lindo prédio – antigo Hôtel Biron, o museu conta com um amplo e lindo jardim. A visita ao jardim do museu é essencial, em meio às árvores você encontra as esculturas. São aproximadamente 300 obras do artista, além de algumas obras de Camille Claudel e até pinturas de Claude Monet, ou seja, trata-se de um belo acervo.Quem foi Auguste Rodin Autodidata, Rodin nasceu e viveu parte da sua nos subúrbios de Paris. Iniciou seu interesse pelas artes e desenhos quando ainda era criança. 

Aos treze anos entrou na Petite École, escola especializada em arte e matemática. Após os estudos, trabalhou como artesão e até como designer em uma fábrica de porcelana de Sèvres. Com o passar dos anos, Rodin foi ganhando mais visibilidade e as suas obras começaram a fazer sucesso.Diferente de vários artistas, Rodin conseguiu aproveitar o reconhecimento de suas obras e a fama antes de morrer. Até hoje, Rodin continua sendo um dos poucos escultores conhecidos fora da comunidade das artes visuais.

História do Museu Rodin

O museu foi inaugurado em 1919 no Hôtel Biron, local onde Rodin usava como oficina de criação. A ideia de criar um museu veio do próprio Rodin. Ele doou a sua coleção de escultura ao governo francês, mas pediu em troca que o prédio do Hôtel Biron fosse transformado em um museu dedicado às suas obras. O Museu Rodin ainda tem uma sala com obras de Camille Claudel (a artista foi aluna, assistente e amante de Rodin) e um restaurante no jardim. Além do endereço de Paris, o antigo estúdio do artista em Meudon também foi transformado em museu. Conhecido como Villa des Brillants, era aqui que a maior parte das obras do artista era produzida. Em 1900, 50 pessoas – entre assistentes e fundidores – trabalhavam no local. Além das obras, é possível ver também como era o estúdio e a casa do artista.

➡️A escultura O Pensador

O artista francês procurou retratar Dante em frente aos Portões do Inferno, mas de uma forma heróica e sem deixar de representar o pensamento assim como a poesia. E foi por este motivo que ele fez a escultura nua. A obra caiu no gosto e passou a ser produzida em escala. Atualmente, são mais 20 cópias espalhadas pelos museus do mundo. Inclusive, uma está no Brasil, no Instituto Ricardo Brennand na cidade do Recife, Pernambuco.

➡️Porta do Inferno Foi produzida por Rodin a pedido do Museu de Artes Decorativas de Paris o qual havia sofrido um incêndio. Com o tema Divina Comédia de Dante, tem 180 figuras produzidas em bronze. Foi a partir dessa obra que surgiu a escultura “O Pensador” e outras, em tamanhos maiores.

➡️Três Sombras Foi inspirada nas almas dos condenados que estão na entrada do Inferno, apontando para a frase: “abandone a esperança, vós todos os que aqui entram“.

➡️Curiosidades 

➡️ Em maio de 2016, a escultura “A Eterna Primavera” foi leiloada e o valor do arremate final foi um pouco mais de 20 milhões de dólares. A obra esculpida num único bloco de mármore, 80 centímetros de comprimento e 66 de altura e pesa 154 quilogramas, foi a obra mais valorizada (e mais cara) de Rodin, até o momento.

➡️As vezes, andando por Paris você encontra uma obra de Rodin, como na Praça Rodin, no 16º arrondissement de Paris. É uma obra discreta, mas não passa despercebida, é linda!

➡️No Filme Meia Noite em Paris, algumas cenas foram feitas no Museu, onde a cantora e ex-primeira dama Carla Bruni faz papel de guia do museu.

➡️ Camille Claudel foi discípula, assistente e amante de Rodin, viveram um amor intenso e tumultuado, tema que vou desenvolver em um próximo post, pois conhecer a grandiosidade dessa artista é essencial para todos que amamos artes e biografias intensas, a partir dessa biografia entenderemos sua obra profundamente, aguardem! 

➡️Informações Práticas

Endereço: Musée Rodin – 79 Rue de Varenne, 75007 – Paris

Horário: Aberto diariamente, exceto segunda-feira, das 10h as 17h45

Ingressos: 12€

Como chegar: Estação Varenne (linha 13)

Espero que tenham gostado desse passeio e não percam a oportunidade de visita-lo. 
Bisous et a bientôt 😘
Vanessa 🌻

Fontes:

www.musee-rodin.fr

https://vemcomigo.fr

Conexão Paris 

3 comentários sobre “Museu Rodin 🤍

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s