O Acidente de Montparnasse 🚂


Bonjour à tous, hoje vou falar sobre um incidente que aconteceu na estação de Montparnasse em 22 outubro de 1895, foi bem tenso, vem comigo! O dia 22 de Outubro de 1895 era um dia normal, tudo corria bem e pessoas chegavam e saiam de Paris como de costume, porém esse dia ficou marcado por causa de um terrível acidente com um trem e esse fato é relembrado até os dias de hoje.
O Trem expresso Granville com direção a Paris transportava 131 passageiros e estava com atraso de 10 minutos, então, o maquinista aumentou a velocidade da locomotiva a vapor com a intenção de chegar a tempo, mas isso não deu muito certo, como veremos a seguir.
No momento em que se aproximava da estação de Montparnasse em Paris, o trem estava viajando a aproximadamente 60 km/h, então o freio de ar falhou ou foi aplicado muito tarde e o maquinista não conseguiu frear o trem. 
A composição atravessou o saguão, derrubou a mureta de proteção no fim da linha, e destruiu parte da fachada da estação, atravessou a sacada e despencou de uma altura de dez metros.
Guillaume-Marie Pellerin, o condutor, já era bem experiente na função, com cerca de 19 anos na ferrovia, foi condenado a dois meses de prisão e a uma multa. 
Cinco pessoas ficaram feridas e Dona Marie-Augustine Aguilarda foi a única vitima fatal, ela trabalhava na banca de jornais para o marido e foi atingida por um destroço do prédio.
Durante quatro dias a locomotiva ficou exatamente como estava após o acidente, até finalmente ser retirada.
Entre 1848 e 1852 a antiga estação de Montparnasse foi totalmente reformada. Em 1969, a estação foi demolida e a Torre Montparnasse (aquele trambolho) foi construída no local, além de um complexo de lojas. Eu sei que a torre de Montparnasse é o maior edifício de Paris após a Torre Eiffel e tem uma das melhores vistas de Paris, mas convenhamos, é um trambolho, não combina em nada! O Prédio mais odiado de Paris, e eu particularmente concordo, não combina em nada com a cidade.
Me lembro das críticas em relação a pirâmide de vidro do Louvre, muitos dizem ser uma cicatriz na face de Paris, particularmente eu amo, mesmo sendo diferente, eu amo e é linda! A verdadeira cicatriz na face de Paris é esse prédio gigante! Esse texto foi escrito após ver um post do Sr Luq Oliveira no Facebook, apesar de já ser um tema que me interessava, o texto de Luq foi tão encantador que me chamou atenção, assim como Luq sou uma apaixonada por Paris, obrigada Luq!
Esperam que tenham gostado de saber desse fato, mais um caso que se passou em Paris e a história não nos deixa esquecer!
Bisous et à bientôt 😘

Vanessa 🌻

fontes:
➡️Post no Facebook do Sr Luq Oliveira
➡️https://www.magnusmundi.com/granville-paris-express-1895
➡️https://www.tourmontparnasse56.com/pt/informacoes-turisticas/historia/
➡️http://www.paris-unplugged.fr/1969-vie-et-mort-de-la-gare-montparnasse/

5 comentários sobre “O Acidente de Montparnasse 🚂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s