O Incêndio no Hotel de Ville de Paris 🔥💔

Bonjour mês amis, ça va bien?  

Hoje vou contar para vocês mais um fato que ocorreu em Paris, mais um pouco de história dessa cidade incrível, você sabia que o Hotel de Ville (Sede da Prefeitura de Paris)  já foi incendiado?  Então vem comigo que eu vou te contar!   Nós sabemos que essa cidade linda guarda muita história, são muitos fatos interessantes que aconteceram aqui, mas infelizmente, às vezes, o turista vem e visita determinado local e acha lindo, preservado, faz fotos, aliás, alguns só fazem fotos, nem prestam atenção no que estão vendo, muito menos nos detalhes preciosos, e é por isso que eu digo que a história por trás dele pertence somente aos que buscam sabê-la, e saber a história é uma delícia, tudo passa a ter sentido e a visita se torna fantástica!   Acho que vocês conhecem ou ouviram falar do Hotel de Ville, um imóvel maravilhoso pertinho da Notre Dame, lá funciona a Prefeitura  de Paris, o edifício fica na Praça do Município (Place de l’Hôtel-de-Ville, anteriormente chamada Place de Grève), no 4º arrondissement de Paris.   O primeiro Hôtel de Ville em Paris foi construído no lugar da antiga “Maison aux Piliers” por Etienne Marcel, o primeiro centro de instituições municipais em Paris desde 1357. Concluído em 1628 sob o reinado de Luís XIII, ele foi um importante local político e abrigou, entre outros, o Comitê de Segurança Pública entre 1792 e 1794 , bem como o governo provisório de Lafayette após a queda de Carlos X em 1830.   Em 28 de março de 1871, após a derrota de Napoleão III contra a Prússia, o povo de Paris se levantou contra o regime e invadiu a Câmara Municipal, foi o início da Comuna de Paris, os insurgentes foram rapidamente expulsos, no entanto, durante a semana sangrenta (22-28 de maio), alguns monumentos parisienses foram incendiados pelos Comunas e, em particular, todos aqueles que tinham uma ligação com a imagem do poder, então, infelizmente foi o que aconteceu com a Câmara Municipal, ela pegou fogo no dia 24 de maio e, com isso, o arquivo e a biblioteca da prefeitura também viraram fumaça, incluindo sua vasta coleção de arquivos que foi perdida no incêndio.

Imaginem isso, todos os registros civis de Paris anteriores a 1860, divididos em duas coleções, foram perdidos para sempre: a primeira havia sido armazenada no Hôtel de Ville, enquanto a segunda foi mantida no Palais de Justice, que também foi vítima de incêndio criminoso, terrível! O Hôtel de Ville ficou tão danificado após o incêndio que sobraram apenas suas ruínas, portanto, o monumento que vemos hoje é inteiramente novo, foi erguido entre 1874 e 1882 e foi dirigida pelos arquitectos Théodore Ballu e Édouard Deperthes, escolhidos através de um concurso de arquitetura.   A fachada renascentista foi reconstruída tal como o desenho original,  reconstruíram o interior do Hôtel de Ville dentro da carcaça de pedra que tinha sobrevivido ao incêndio.   Embora o Hôtel de Ville reconstruído seja, visto do exterior, uma cópia do edifício renascentista francês do século XVI que se erguia antes de 1871, o novo interior foi baseado num desenho inteiramente novo, com salas cerimoniais luxuosamente decoradas no estilo da década de 1880.   Essa é a sala da Prefeita e dali eles assistiram ao incêndio da Notre Dame, foi um dia triste que é impossível não nos emocionar ao lembrar.

As portas cerimoniais centrais sob o relógio são ladeadas por figuras alegóricas da Arte, por Laurent Marqueste, e da Ciência, por Jules Blanchard.   Cerca de 230 outros escultores foram contratados para produzir 338 figuras individuais de famosos parisienses em cada fachada, juntamente com leões e outras características esculturais.   Os escultores incluíam acadêmicos proeminentes como Ernest-Eugène Hiolle e Henri Chapu, mas o mais famoso foi facilmente Auguste Rodin e ele produziu a figura do matemático do século XVIII Jean le Rond d’Alembert, concluída em 1882.   No Parc Monceau em Paris tem um vestígio das ruínas do Hotel de Ville, uma arcada no estilo renascentista. No final de semana em que acontece a Jornada do Patrimônio Público o Hotel de Ville é aberto ao público, essa é uma grande oportunidade de conhecê-lo, aproveitem! Espero que tenham gostado de saber um pouco mais da História de Paris e quando passarem em frente, ou até entrarem no Hotel de Ville, possam se lembrar desses fatos e entender mais sobre a grandiosidade do lugar.

Bisous et à bientôt! 😘

Vanessa🌻

Fontes:

➡️ Fotos LP / Eric Le Mitouard

➡️ Fotos – John d’Orbigny Immobilier (www.facebook.com/johndorbigny)  

➡️ Fotos Pinterest

➡️http://www.paris-unplugged.fr/1871-lincendie-de-lhotel-de-ville/

➡️Wikipédia

2 comentários sobre “O Incêndio no Hotel de Ville de Paris 🔥💔

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s